Ranking da mobilidade ativa em SP: Erundina passa Haddad

Na primeira semana de monitoramento da fala dos candidatos, sobrou incoerência e contradições. Confira o ranking, uma iniciativa da Ciclocidade e Cidadeapé

Notícias
 

Fonte: Ciclocidade e Cidadeapé  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de setembro de 2016

Primeiro debate em SP, sem Erundina

Primeiro debate em SP, sem Erundina

créditos: Nelson Antoine/FramePhoto/Folhapress

 

Os candidatos à prefeitura de São Paulo, de forma geral, ou apresentam propostas positivas e afinadas com as demandas da mobilidade ativa, porém genéricas, ou trazem propostas que aparentemente são favoráveis à mobilidade ativa, mas contraditórias e que por vezes são contraditórias com a fala pública do candidato.

 

Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT) e Ricardo Young (Rede) se encontram no primeiro caso. Não há contradição entre o que está no plano de governo e o que os candidatos falam nos debates, mas suas ideias com relação à mobilidade são um tanto superficiais, sem detalhamento nem metas ou comprometimentos concretos, o que dificulta o aprofundamento do debate e o entendimento do que realmente está sendo proposto.

 

No segundo caso estão Marta Suplicy (PMDB), Celso Russomanno (PRB) e João Doria Júnior (PSDB), que abordam os deslocamentos por bicicleta e a pé como apêndices secundários da mobilidade, em vez de serem tratados como prioridade, como preconiza a legislação. 

 

Diretrizes confusas e descompromisso

As propostas nos planos de governo dos três candidatos são favoráveis à mobilidade ativa, e chegam até mesmo a serem citados marcos legais como o Plano Municipal de Mobilidade. No entanto, há diretrizes confusas e conflitantes com o que eles falam publicamente. No geral, suas falas não assumem o compromisso de priorizar os modos ativos de transporte nem apresentam saídas para a superação do modelo de mobilidade baseado no automóvel.

 

A atualização do Ranking da Mobilidade Ativa desta semana foi feita com base nos programas de governos, que foram publicados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas falas do primeiro debate de TV, na Band, na transmissão ao vivo pelo Facebook da candidata Luiza Erundina (impedida de participar do debate) e nas conversas promovidas pela Rádio USP.

 

Até o início da semana, quem liderava o ranking era Fernando Haddad, que agora foi ultrapassado por Luiza Erundina. A candidata lidera o ranking com 68 pontos, seguida por Haddad, com 63 pontos.

 

Veja a alteração no ranking:

Luiza Erundina (PSOL): tinha 59 pontos e agora tem 68

Fernando Haddad (PT: tinha 60 pontos e agora tem 63

Ricardo Young (Rede): tinha 54 pontos e agora tem 56

Marta Suplicy (PMDB): tinha 39 pontos e agora tem 51

Celso Russomanno (PRB): tinha 38 pontos e agora tem 34

João Doria Júnior (PSDB): tinha 30 pontos e agora tem 33

 

Ranking

Iniciativa da Ciclocidade e Cidadeapé, o Ranking da Mobilidade Ativa  tem por objetivo dar visibilidade às questões que envolvem a mobilidade ativa em São Paulo, além de fazer com que os candidatos se posicionem sobre o tema para que a população possa votar ciente da posição de cada um. 

 

O ranking é atualizado semanalmente e, na próxima semana, avaliaremos o segundo debate, promovido pela RedeTV, as inserções de televisão e o horário eleitoral.

 

Confira neste link a avaliação completa desta semana.

 

Leia também:

Candidatos na contramão da história, da vida 

Eleições 2016: mobilidade ativa ainda está fora dos debates na TV 

Quais são as prioridades para a mobilidade ativa nestas eleições? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário