Gesto do pedestre para atravessar a rua pode virar lei no país

Prática do braço estendido, já adotada em Brasília, foi transformada em projeto de lei e será debatida amanhã (31) em Comissão do Senado

Notícias
 

Fonte: Agência Senado  |  Autor: Agência Senado  |  Postado em: 30 de maio de 2017

Gesto do braço estendido pode virar lei nacional

Gesto do braço estendido pode virar lei nacional

créditos: Ana Volpe/Agência Senado

 

Projeto de lei da Câmara (PLC 26/2010) que determina a adoção de gesto com o braço estendido para solicitar a parada dos veículos na faixa e a travessia com mais segurança do pedestre será analisado nesta quarta-feira (31) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. 

 

Adotada com sucesso em Brasília, se aprovada, a prática pode modificar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se estender a todo o país.

 

Antes da aprovação do projeto, de autoria da ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), na Comissão de Direitos Humanos, o texto foi analisado pela Comissão de Constituição e Justiça, onde passou por modificações. Entre outras mudanças, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) retirou o comando que exigia que o pedestre esperasse por outras pessoas para atravessar vias de grande fluxo. O senador considerou que, nessas vias, podem ser adotadas medidas como semáforo, passarela ou mesmo a alocação de agente de trânsito nos períodos mais críticos.

 

Para o relator do projeto na Comissão de Direitos Humanos, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o gesto do pedestre é um caso de "ganha-ganha", isto é, os motoristas têm uma percepção mais clara da intenção dos pedestres em atravessar as pistas, e estes, por conta dessa maior visibilidade, têm mais segurança nas travessias.

 

"A proposição é de simples aplicação e não incorre, necessariamente, em desembolso direto de recursos públicos, item de fundamental relevância ante à aguda crise fiscal que o país atravessa", argumentou.

 

Leia também:

Em SP, 97,8% dos idosos não conseguem atravessar as ruas no tempo dos semáforos 

Mais tempo para o pedestre! 

Travessia de pedestre poderá ter tempo estendido em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Joana Canedo - 30 de Maio de 2017 às 21:20 Positivo 3 Negativo 1

A Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo é contra essa lei, que acreditamos ser um retrocesso aos direitos dos pedestres, além de não ser eficiente para a segurança de quem anda. Mais sobre o assunto aqui: https://cidadeape.org/

Clique aqui e deixe seu comentário