Como fazer entregas de modo sustentável?

Drones, robôs e até uma rede de tubos pressurizados já foram experimentados. Logística ainda desafia a mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de setembro de 2017

Robô da Starship chega ao destino com a encomenda

Robô da Starship chega ao destino com a encomenda

créditos: Starship Technologies

Entregas porta a porta são um dos grandes desafios da mobilidade urbana. Além de encomendas e correspondências - que sempre foram enviadas pelo correio e serviços afins, as últimas décadas viram um crescimento assustador de carros, caminhonetes, motos e bicicletas para a entrega de compras via internet, de celulares a pizzas.

Já por volta de 1996, no comecinho da internet, quando as compras on line apenas engatinhavam, alguns inventores começaram a pensar em complicados sistemas de tubos pressurizados subterrâneos e coisas do gênero para fazer a entrega de garrafas de vinho, livros, flores etc. diretamente nos endereços dos compradores. A ideia subterrânea felizmente não avançou, mas alguns empreendedores continuam a buscas soluções de entregas com base em cápsulas que se movam por tubos ou pequenos trilhos magnéticos.

Entregas por cápsulas movidas por ondas magnéticas: sistema em desenvolvimento

 

Há dois anos a Amazon mostrou vídeos de sua primeira entrega feita por meio de um drone, em Cambridge, na Inglaterra. No ano passado, a empresa chinesa de comércioeletrônico JD lançou um serviço de drones especialmente concebidos para a entrega de bens. Há até um curioso comercial de cerveja que "vende" essa possibilidade a seus clientes. Problemas de segurança e confiabilidade, além da própria resistência das empresas que produzem as pequenas aeronaves têm limitado a expansão desse tipo de entregas.

 


Drone de entregas da chinesa JD Com


Agora, uma empresa da Inglaterra está oferecendo um serviço experimental com pequenos robôs que levam os pedidos em trajetos pelas calçadas. O cliente faz o pedido usando um aplicativo e recebe o robozinho na porta de sua casa. Clica o aplicativo e o compartimento de carga se abre. Simples, mas ainda impraticável...imaginem as entregas de pizzas em São Paulo num final de semana... Por enquanto, as melhores soluções parecem ser a velha bicicleta e a entrega a pé :-)

Vídeo do robô de entregas da Starship Technologies


Leia também:
Crowdshipping, uma solução de logística sustentável
Sua próxima entrega, via pedal
Entregadores de biclicleta do Uber em NY querem mais direitos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário