Alemães iniciam laboratório de estudos de mobilidade em Joinville

Mobility City Lab, encontros coordenados pela prefeitura de Joinville (SC), analisará os desafios do planejamento para a construção de projetos de eficiência energética

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Joinville  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de outubro de 2017

Primeira reunião com os técnicos do Mobility City

Primeira reunião com os técnicos do Mobility City Lab

Especialistas da Alemanha estão em Joinville (SC) para dar início ao Mobility City Lab*. A ação pretende transformar o município em um grande laboratório urbano de estudos temáticos inerentes à cidade, com foco na mobilidade.

Serão 18 encontros, coordenados pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) e pelos técnicos Jens Giersdorf e Ester Linner, da agência alemã de cooperação internacional GIZ** (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammernarbeit), Marielsa Padilla e Vladyslav Latypov (University of Stuttgart) e Thomas Ernest (Sociedade Fraunhofer*** para a Promoção da Pesquisa Aplicada). 

Nesta segunda-feira (23), uma reunião deu início aos trabalhos no Living Lab. Os encontros técnicos contarão com a presença de especialistas nas áreas de transporte e mobilidade de Joinville, acadêmicos, empresários e sociedade civil organizada. Também estão sendo envolvidos na coleta de informações o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Secretaria de Administração e Planejamento (SAP).

“Já é positivo sabermos sobre os muitos planos que existem aqui sobre mobilidade. Vamos trazer tecnologias que se adaptem à realidade local, alinhadas com o que tem mais sentido para esta cidade e para a população, com a possibilidade de se tornarem uma referência”, declarou Marielsa Padilla. 

O projeto
Os especialistas já estiveram em Joinville no dia 11 de setembro, quando foram recebidos pelo prefeito Udo Döhler para a assinatura da parceria. Agora, retornam para estudar a dinâmica urbana da cidade e, em conjunto com técnicos locais, construir projetos de mobilidade urbana  sustentável, focada na eficiência energética do transporte. O projeto envolverá preparação, pesquisa e análise de dados, avaliação no local e, por fim, os resultados.

Após o diagnóstico da cidade, as propostas serão apresentadas no dia 1º de novembro, durante um workshop de fechamento dos trabalhos. A Prefeitura de Joinville terá acesso a conteúdos, ferramentas e metodologias usadas pelo GIZ. “Estamos colocando Joinville na vanguarda, trazendo para cá experiências do que há de melhor em mobilidade no mundo”, opina o secretário Danilo Conti, da Sepud.

*O Mobility City Lab já foi aplicado em Lisboa (Portugal), Berlin (Alemanha), Chemnitz (Alemanha), Praga (República Checa) e Tbilisi (Geórgia). O City Lab seleciona e trabalha com cidades para a análise de desafios em planejamento urbano sustentável e inteligente.
**A agência alemã GIZ foi fundada em 1975 por Erhard Eppler, e seu principal acionista é o governo federal alemão. É especializada em projetos de cooperação técnica e desenvolvimento sustentável em escala mundial.
***A Sociedade Fraunhofer é uma organização de pesquisa que reúne 69 institutos espalhados por toda a Alemanha. Cada um deles tem seu foco em um campo diferente da ciência aplicada. Emprega mais de 24.500 pessoas, principalmente cientistas e engenheiros.

Leia também:
Joinville faz parceria com Alemanha para avaliar mobilidade urbana
Alemanha vai investir em vias expressas para bicicletas
Eficiência Energética na Mobilidade Urbana
Quatro cidades brasileiras disputam projeto internacional de mobilidade urbana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário