Renata Falzoni questiona a multa a pedestres e ciclistas

Arquiteta e cicloativista critica a regulamentação que permite multas e lembra que a Política Nacional de Mobilidade dá prioridade a pedestres e ciclistas

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Fonte: Mobilize Brasil / Bike é Legal  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de novembro de 2017

Renata Falzoni

Renata Falzoni,arquiteta e cicloativista

créditos: Bike é Legal / Reprodução

"É um retrocesso. Em vez de discutir essa resolução, que nasce de uma cultura do século passado, a sociedade deveria estar debatendo uma renovação do Código de Trânsito Brasileiro, uma legislação de 25 anos, anterior à Política Nacional de Mobilidade. 

No artigo 254 está escrito que 'é proibido utilizar-se da via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito, ou para a prática de qualquer folguedo, esporte, desfiles e similares', ou seja que uma criança não pode jogar bola na rua. Isso vai contra toda a visão contemporânea da cidade como espaço de convivência, de compartilhamento de espaços.

A resolução do Contran acaba reforçando a ideia de que as vias são para uso exclusivo dos carros. No Brasil, os pedestres são frequentemente obrigados a circular nas pistas por falta de calçadas. Ou ainda, são obrigados a atravessar a rua em locais sem faixas, porque frequentemente elas não existem ou são muito distanciadas.

Temos que ter muita calma antes de penalizar quem caminha ou pedala. Por exemplo, às vezes eu prefiro pedalar um quarteirão no contrafluxo para evitar uma rua mais movimentada e perigosa. E quando encontro um pedestre ou um cadeirante andando na ciclovia eu tenho que respeitá-lo. Deve-se multar esse pedestre, esse cadeirante? Claro que não...ele está ali porque a calçada é ruim e porque aquela faixa é única parte da via que tem continuidade.  Isso tudo não quer dizer que eu seja contra a fiscalização e as multas de trânsito, mas temos que oferecer infraestrutura, informação e depois fiscalizar e punir."

Renata Falzoni também fala sobre o tema em vídeo de seu site Bike é Legal. Confira...


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