Ciclistas fazem recontagem de bikes hoje (28) na zona norte do Recife

Novo levantamento é parte da série que vem sendo realizada em 2019 por organizações de ciclistas para avaliar a evolução no uso da bicicleta na região metropolitana

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Ameciclo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de agosto de 2019

Contagem no bairro das Graças (zona norte), em mai

Contagem no bairro das Graças (zona norte), em maio

créditos: Ameciclo

Desde o início da manhã desta quarta-feira (28), e até às 20h, os ativistas da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) e do Pernambuco Bike Anjo estão realizando uma nova contagem de bicicletas, desta vez no bairro de Campo Grande, zona norte da cidade.

 

O levantamento é a quarta ação no ano de 2019 dentro da série de “re-contagens” que pretende atualizar informações colhidas em anos anteriores e avaliar as evoluções na cultura da bicicleta na região metropolitana do Recife. 

 

Na zona norte, os ativistas já vêm observando um aumento no número de ciclistas e agora querem checar se de fato a política de instalação de mais infraestrutura para a bicicleta na região interferiu nos resultados. Esta é a 24ª edição de contagens na RMR. Para a contagem de hoje, os ciclistas partiram da esquina da rua Odorico Mendes com Estrada de Belém, em Campo Grande. Durante todo o dia, membros e voluntários dos grupos realizarão registros quantitativos (passagem de ciclistas e direção de fluxo) e qualitativos (contagem por gênero, entre outros pontos). 

 

Ação desde 2013

As contagens de ciclistas vêm sendo realizadas pela Ameciclo desde 2013, tendo passado por 17 pontos do Recife, pelos bairros de Afogados, Arruda, Boa Viagem, Boa Vista, Campo Grande, Casa Amarela, Cordeiro, Derby, Graças, Imbiribeira, Jaqueira, San Martin e Santo Amaro. Desde outubro do ano passado, a associação fechou parceria com o Pernambuco Bike Anjo, realizando contagens em Olinda e Paulista. A metodologia usada é uma adaptação criada pela Associação Transporte Ativo (RJ), utilizada por associações de ciclistas em todo o país. O objetivo geral das contagens é construir um perfil dos usuários das vias e verificar a existência e variação da massa de ciclistas na cidade para subsidiar e cobrar políticas públicas. 

 

Segundo Barbara Barbosa, articuladora do Pernambuco Bike Anjo, a ação consiste na recontagem de pontos considerados de grande relevância para o estudo de crescimento e de personificação dos ciclistas que circulam pela cidade. “Nossa intenção é conseguir uma análise dessas contagens anteriores e planejar novas proposições em outros locais anteriores para analisar quem é o ciclista recifense”, destacou.

 

Leia também:
Dia nacional dos ciclistas (19) terá café da manhã em ciclovia no Recife
Em cinco anos, Zona 30 reeduca condutores no Recife
Ciclista é excluído em obra de requalificação no centro do Recife
Ciclistas do Recife "descomemoram" atraso do plano cicloviário
Sai Yellow, entra Serttel, com bikes e patinetes elétricos no Recife
Calçadas do Recife são barreiras para cadeirantes





  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário