Ribeirão Preto (SP) inicia projeto inspirado na Paulista Aberta

Projeto Nove Aberta, na avenida Nove de Julho, fechará via central para carros aos domingos e será ocupada por pedestres, com brincadeiras e atividades culturais

Notícias
 

Fonte: A Cidade On  |  Autor: Júlia Fernandes  |  Postado em: 25 de setembro de 2019

Quatro quarteirões da avenida serão interditados p

Quatro quarteirões da avenida serão interditados para carros

créditos: Google Maps

Marcado para o próximo domingo (29) em uma das vias mais movimentadas de Ribeirão Preto, o projeto piloto "Nove Aberta" promete proporcionar à cidade do interior paulista uma experiência parecida com os já tradicionais finais de semana na avenida Paulista, na capital.  

 

O objetivo é impedir a passagem de veículos das 7h às 15h em parte da Nove de Julho e entregar a rua de paralelepípedo inteiramente aos pedestres, com direito a apresentações musicais, exposições de arte, brincadeiras, feiras orgânicas e até feira de adoção animal. Confira a programação abaixo.

 

"Queremos testar a ação nesse lugar, que é superimportante para o município, e quem sabe tornar ela mais frequente. Dependendo da adesão dos moradores, as futuras ocupações poderão ocorrer de forma espontânea. Nós já conversamos com os comerciantes e todos adoraram", explica a idealizadora da iniciativa e fundadora do projeto O Centro é Legal, Débora Cavalcante. 

 

Segundo a mobilizadora, a ideia surgiu do Movimento Ruas Vivas, formado por arquitetos e urbanistas voluntários, para encerrar a Semana de Mobilidade. O programa foi oficializado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em 2019 e, agora, faz parte do calendário oficial da cidade. 

 

Atividades lúdicas serão realizadas em pleno asfalto. Foto: O Centro é Legal/ Facebook

 

Na estreia, a Transerp interditará quatro quarteirões da avenida, entre as ruas Barão do Amazonas e Garibaldi, nos dois sentidos. A expectativa é que o tráfego não seja prejudicado.  "Não haverá impacto negativo, visto se tratar de um domingo e possuir ruas alternativas para desvio", explicou, em nota.  

 

A orientação do município é que os condutores optem por rotas complementares, como a rua João Penteado até a Garibaldi. Este caminho dará acesso ao trecho livre para carros e motocicletas da Nove de Julho.  

 

Escolha da avenida  

Ainda de acordo com Débora, a escolha do local não foi difícil, visto que a avenida Nove de Julho representa o contexto cultural e ocupação da população que o projeto "Nove Aberta" procura.  

 

"Além de ser uma das principais vias, é também uma das mais antigas e arborizadas em Ribeirão. Antigamente, inclusive, era considerada lugar de passeio, por ser no Centro e ter vários pontos de ônibus. Nossa intenção é trazer os pedestres novamente e lembra-los que eles pertencem a cidade", finaliza.  

 

 

Programação  

Ponto 1 de música  

8h: Danilo Audi

9h: Macaco Astronauta

10h: Quinteto Orquestra

11h: Maria Orfina

12h: Vaca Laica

13h: Camila Kerr

14h: Clublimbo  

 

Ponto 2 música  

8h: Zóio e Lombriga

9h: Drico Fonseca

10h: Gabriela Francheck

11h: Demi Zumque

12h: Choro da Casa

14h: Choro da Casa  

 

Ponto 3 de Música  

8h: microfone aberto

9h: Pedro Costa

10h: microfone aberto

11h: Gabriel Soncini

12h: microfone aberto

13h: Lee Anne

14h: Pedro Neves

15h: microfone aberto  

 

Contação de histórias  

8h: Tio Edu

9h: Mamute

9h15: Carol Piscitelli

10h15: Mamute

10h30: Cia Ela Mais Eu

11h30: Mamute

11h45: Márcio Bá

12h:30 Mamute

13h: Carol Piscitelli

14h15: Zoio e Lombriga  

 

Exposições  

Em frente a loja Fuji 23, artistas plásticos, fotógrafos e escultores vão expor seus trabalhos ao lado de um projeto livre, intitulado "Se Essa Rua Fosse Minha". A ação propõe que o público faça desenhos ou colagens que representem Ribeirão. Os trabalhos serão colocados em varais de exposição ao ar livre.  

 

Além disso, haverá a exposição de Lowbikes pela Vida Santa Bike Club, que une o esporte a expressão cultural, e da GooEletricos Ribeirão também, com scooters, patinetes e mini bakies elétricas.  

 

O espaço reservado às brincadeiras de rua terão tendas de água, mesa de ping-pong e presença confirmada do Time do Volei Ribeirão e do Pedal da Feira. Este último movimento incluirá a "Nove Aberta" no trajeto do grupo aos domingos.

 

Leia também:
Pesquisa de Avaliação de Impacto da Paulista Aberta
Paulista aberta - uma cidade plural
Maioria dos moradores e comerciantes aprova Paulista Aberta
Paulista Aberta: ONGs pedem Conselho Gestor mais inclusivo
Pedestre enfrenta armadilhas nas calçadas de Ribeirão Preto (SP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário