Pesquisa avalia caminhabilidade de usuárias do transporte público no PR

Trabalho de campo em Curitiba começa amanhã (29) e vai medir o Índice de Caminhabilidade em rotas pedestres no entorno da Linha Inter 2

Notícias
 

Fonte: Portal da Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de outubro de 2019

Mulheres são 59,18% dos usuários do transporte púb

Mulheres são 59,18% dos usuários do transporte público

créditos: Brunno Covello/SMCS

Uma pesquisa para avaliar os espaços, formas de circulação e identificação de pedestres nas áreas de abrangência da Linha Inter 2* começa a ser realizada na capital paranaense nesta terça-feira (29). 

 

O levantamento de campo, a cargo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), vai calcular o Índice de Caminhabilidade sensível ao gênero, considerando a exposição e vulnerabilidade de mulheres a situações de risco em espaços urbanos.

 

As mulheres representam 59,18% dos usuários do transporte público de Curitiba, de acordo com dados da Pesquisa Origem/Destino elaborada pelo Ippuc. E homens são 40,82% dos passageiros transportados.

 

O trabalho integra o programa de intervenções do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como parte Projeto Inter 2 para a modernização da Rede Integrada de Transporte (RIT), que conta com financiamento da instituição. 

 

Acompanhamento

Esta é a primeira etapa de um processo que inclui também uma pesquisa e a elaboração dos chamados “Cadernos de Viagem”, com acompanhamento de diversos grupos nos seus trajetos cotidianos, entre estes pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 

O arquiteto Edival Vilar de Araújo Junior, do setor de projetos do IPPUC, explica que entre os objetivos do estudo está a melhoria da interação e integração dos pedestres com o transporte coletivo.

 

Índice de caminhabilidade

Esse índice permite uma avaliação dos espaços de circulação de pedestres, antes e depois das intervenções do projeto Inter 2, e deve também possibilitar a inclusão de sugestões para melhoria deste e de outros projetos do município.

 

A Organização da Sociedade Civil (OSC) SampaPé foi contratada pelo BID para capacitar técnicos da Prefeitura à aplicação do índice e para a realização da pesquisa de campo. As atividades devem contar também com a participação de professores e alunos de universidades.

 

Apesar do assédio recorrente que vem ocorrendo no transporte coletivo da capital  não ser o foco principal desta pesquisa, o arquiteto afirma que o estudo pode servir como subsídio para ações de combate a este tipo de ocorrência.

 

Farão parte deste trabalho oficinas teóricas e práticas sobre o Índice de Caminhabilidade. A parte prática da pesquisa será realizada em locais de grande circulação de pessoas, no percurso realizado pela Linha do Inter 2, como Terminal Campina do Siqueira, Estação Mercês e Estação Xaxim, na Linha Verde Sul. 

 

As atividades de pesquisa do índice de caminhabilidade encerram na sexta-feira (1º) no auditório do Ippuc, com uma oficina de avaliação das atividades.

 

*O projeto Inter 2, finaciado pelo BID, integra um programa de obras para a rede de transporte público de Curitiba que envolve a construção de novos terminais de integração, implantação de novas faixas exclusivas de ônibus, entre outras melhorias, em trechos por onde passam as linhas mais importantes da cidade.

 

Leia também:
Câmara de Curitiba aprova tarifa variável no transporte coletivo
As "duas calçadas" de Curitiba
Mapa Curitiba a Pé: distâncias e tempos
"Calçada é responsabilidade das prefeituras"
Câmara de Curitiba aprova empréstimos de R$ 420 mi para mobilidade



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário