Governo de SP anuncia retomada das obras de extensão da Linha 2-Verde

Prometida para 2013, obras do Metrô são previstas para recomeçar neste semestre e terminar até 2026. Linha deve ir até a Penha, na zona leste, e não mais até Guarulhos

Notícias
 

Fonte: G1/ Portal do Governo  |  Autor: G1/ Portal do Governo  |  Postado em: 17 de janeiro de 2020

Estação Penha, em imagem feita à época do início d

Estação Penha, em imagem feita à época do início do projeto

créditos: Metrô de SP/ Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (17) foi assinada pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB) a ordem de serviço para o início das obras da extensão da Linha 2-Verde do Metrô, que ligará a Vila Madalena à Penha, com conexão para a Linha 3-Vermelha.

 

Prometida para ser entregue há sete anos, em 2013, o projeto inicial da linha seguia até Guarulhos, na Grande São Paulo. Mas, agora, só vai até a estação Penha, na zona leste da capital. 

 

Segundo o governo do estado, as obras da linha devem recomeçar ainda neste semestre. A extensão será de 8,3 km e a previsão é de que 873 mil passageiros usem o trajeto da linha.

 

Com o início das obras ainda neste ano, o alongamento da linha deverá ser entregue à população entre 2025 e 2026, informou a gestão Doria.

 

Promessas

A Linha 2-Verde começa na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, e vai até a Vila Prudente, na Zona Sul da capital. Mas, desde que foi construída, era previsto que chegasse até Guarulhos no segundo semestre de 2013. Estava nos planos que a linha tivesse interligação à Linha Vermelha do Metrô e a três Linhas da CPTM. Mas, até o momento, nada disso saiu do papel.

 

Os comerciantes chegaram a ser notificados, em 2015, que a obra começaria. Casas foram desapropriadas e demolidas e, hoje, as áreas remanescentes são ocupadas por moradores de rua. Mas, até hoje, a obra não começou.

 

E a desapropriação das áreas de escavações é a resposta dada pelo governo para que a linha não seja levada, neste momento, até Guarulhos, já que, segundo o governo, ainda é necessária a desapropriação de áreas entre a Penha e a Rodovia Presidente Dutra.

 

"Eu não respondo pelo passado, só falo sobre o presente e sobre o futuro na minha gestão", disse Doria.

 

O vice-governador, Rodrigo Garcia, afirmou que Doria solicitou que "as grandes obras paradas no estado fossem retomadas" até metade deste ano, o que deverá ocorrer.

 

Na região da Penha, porém, onde o Metrô é aguardado há sete anos, moradores e comerciantes não aguentam mais esperar que as promessas saiam do papel.


Traçado da futura expansão do metrô. Fonte: STM 2014


Leia também:

Governo de SP propõe investimento 6% menor para transportes em 2020
Governo paulista volta a falar na expansão da Linha Verde do metrô
Governo de SP diz que retomará expansão da Linha 2-Verde até 2020
Governo de SP suspende licitação de expansão da Linha 2 até Guarulhos
Guarulhos quer levar Linha 2 até o Parque Cecap
SP anuncia desapropriações para expansão da Linha 2 do Metrô


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário