Bogotá anuncia seu programa de bicicletas compartilhadas

Sistema na capital colombiana terá 3.300 bicicletas públicas e 300 estações, e será implementado pela empresa brasileira Tembici, vencedora da licitação

Notícias
 

Fonte: Portal Movilidad  |  Autor: Portal Movilidad/ Mobilize (trad./edit.)  |  Postado em: 17 de janeiro de 2022

Ciclovia em Bogotá. Agora, chegam as bikes compart

Ciclovia em Bogotá. Agora, chegam as bikes compartilhadas

créditos: Reprodução

A capital colombiana Bogotá anunciou na quarta-feira (12) da semana passada o início do processo de implantação de seu sistema de bicicletas públicas compartilhadas.

 

O programa começará a operar gradualmente, a partir do segundo semestre deste ano, e a previsão é que o serviço de bicicletas e estações esteja totalmente disponível até setembro, informa a Prefeitura.

 

Firmado pela Secretaria de Mobilidade com a empresa brasileira Tembici, o contrato prevê a instalação de 300 estações, e total de 3.300 bicicletas. Destas, 1.500 serão e-bikes (pedal assistido), 150 disporão de cesto para carregar pertences e 150 terão cadeirinhas para transportar crianças pequenas.

 

O sistema contará ainda com 300 bicicletários para uso gratuito dos ciclistas. Para dar segurança nas ruas, 30 agentes estarão a postos atendendo os usuários, dizem os organizadores. Outra facilidade, a ser oferecida à população de baixa renda, prevê o desconto de 20% na tarifa.  

 

A área de atendimento do sistema é de 27 km, em pontos dentro das localidades de Usaquén, Chapinero, Barrios Unidos, Santa Fe y La Candelaria, explica o secretário de Mobilidade, Nicolás Estupiñán.

  

A TemBici, que hoje está presente em 11 cidades do Brasil, Chile e Argentina, para este processo de licitação contou com o acompanhamento da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da organização C40 Cities Finance Facility. 

 

Leia também:
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus
Brasília ganha 11 novas estações de bicicletas compartilhadas
Tembici, das bikes compartilhadas, recebe aporte de US$ 80 milhões
Tembici anuncia chegada a Brasília
Boa notícia! Bikes compartilhadas chegam a novos bairros de SP
Conheça a história da bicicleta


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário