Ciclocidade acompanha implantação de sistemas de bicicletas compartilhadas em SP

A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, Ciclocidade, vem acompanhando a iniciativa municipal de implementar sistemas de empréstimos de bicicletas na cidade

Notícias
 

Fonte: Ciclocidade  |  Autor: Sumaya Lima  |  Postado em: 19 de abril de 2012

Sistema de empréstimo de bicicletas já existente e

Sistema de empréstimo de bicicletas já existente

créditos: Divulgação

A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, Ciclocidade, vem acompanhando a iniciativa municipal de implementar sistemas de empréstimos de bicicletas na cidade: o projeto BikeSampa, em parceria com o Itaú Unibanco e a Serttel, e o da Bradesco Seguros, empresa que já atua nas ciclofaixas de lazer.

 

Na primeira reunião, em 29 de janeiro, o projeto BikeSampa foi apresentado pelo Itaú Unibanco em sua sede. Estiveram presentes, além da Ciclocidade, representantes do Instituto CicloBR, da Transporte Ativo, do Cebrap, das secretarias de Transportes e de Educação do Município e ciclistas. Na ocasião, a Ciclocidade manifestou aos representantes da Prefeitura a necessidade de garantir aos ciclistas a segurança na via, seja por meio de infraestrutura cicloviária adequada (construção de ciclovias e ciclofaixas), seja por compartilhamento seguro (ciclorrotas).

 

Em 20 de março, foi publicada no Diário Oficial a aprovação do Termo de Cooperação entre a Prefeitura, o Itaú Unibanco e a Serttel, com vigência de 3 anos, para a exploração do sistema BikeSampa – que prevê a instalação de 100 estações de empréstimo por ano, chegando ao número de 3.000 bicicletas ao fim do período. A proposta da Bradesco Seguros, que inicialmente visava oferecer o serviço somente aos domingos e feriados, sofrerá mudanças por exigência da CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana) e será novamente apresentada ao Município.

 

Através da operação de seus sistemas de compartilhamento de bicicletas, Itaú Unibanco e Bradesco Seguros deverão inserir elementos de propaganda na cidade. Para discutir essa  prerrogativa, no dia 3 de abril, a Ciclocidade participou de uma reunião com Regina Monteiro, presidente da CPPU. Estiveram presentes Thiago Benicchio, Diretor Geral, e Rene Jose Rodrigues Fernandes, da equipe de Participação Pública e Gerente de Projetos da FGV, além de membros do Instituto CicloBR, da Transporte Ativo e do projeto Bike Anjo e funcionários da SP Urbanismo e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

 

Cidade Limpa e segurança dos ciclistas

 

A CPPU é um órgão consultivo e deliberativo que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo. Responsável por enquadrar e estabelecer parâmetros para os novos meios de veiculação de anúncios e projetos diferenciados não previstos na legislação vigente, a CPPU também emite pareceres e elabora os termos de cooperação entre entidades públicas e privadas, regulando, inclusive, os acordos estabelecidos após a Lei Cidade Limpa, de 2006.

 

Após ouvirem um breve detalhamento sobre o Termo de Cooperação estabelecido com o Itaú Unibanco/Serttel e os trâmites do projeto apresentado pela Bradesco Seguros, os presentes retomaram históricos de iniciativas implementadas pela Prefeitura que não tiveram a participação de entidades que atuam na mobilidade por bicicletas na cidade, como a ciclofaixa de Moema. Thiago Benicchio ressaltou que isso se deve à falta de um espaço institucional de diálogo com a Secretaria Municipal de Transportes sobre as políticas relativas ao tema.

 

Rene Fernandes lembrou que é papel da Prefeitura e dos órgãos por ela regidos a criação de medidas mais efetivas de proteção aos novos usuários de bicicletas. A CET, por exemplo, que tem como função primordial garantir a segurança dos usuários em seus diversos deslocamentos realizados diariamente, precisa integrar as discussões sobre esse novo serviço de mobilidade. Caso contrário, o número de incidentes envolvendo ciclistas inexperientes poderá aumentar após a implementação do sistema de empréstimo.

 

O projeto BikeSampa está baseado no programa de ciclorrotas, um mapeamento dos melhores caminhos para os ciclistas realizado pelo Cebrap. Algumas dessas rotas começaram a receber sinalização vertical e horizontal, ajudando a ressaltar a prioridade dos usuários de bicicleta sobre os demais veículos, uma garantia dada pelo Código de Trânsito para todas as vias da cidade. Os representantes da Ciclocidade argumentaram que a política de compartilhamento das vias é fundamental para garantir o deslocamento dos atuais usuários de bicicletas. No entanto, a cidade não pode prescindir da construção de uma rede de ciclovias e ciclofaixas que garanta não apenas a segurança dos atuais ciclistas, mas também a dos usuários dos programas de bicicletas de uso compartilhado.

 

Segundo Regina Monteiro, as estações para retirada e devolução das bicicletas serão instaladas, majoritariamente, em vagas de automóveis, nas vias públicas. O mapeamento dos locais para a instalação dessas estações também está sendo feito pelo Cebrap e pela CET.

 

Ao fim da reunião, a Ciclocidade solicitou à presidente da CPPU acesso aos termos que estabelecem os critérios para publicidade das marcas Itaú Unibanco e Bradesco em São Paulo e os benefícios que essas empresas oferecem em contrapartida. De posse desse documento, será possível analisar e propor ajustes baseados nas reais demandas por infraestutura e educação cicloviária na cidade.

 

Leia também:

 

Brasileiros exploram sistema de bikes em Melbourne, Austrália 

2º Fórum de Trânsito debateu o uso da Bicicleta em Curitiba 

Fórum de Trânsito discute inclusão de bicicletas em vias urbanas em Curitiba 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário