Trabalhadores do pedal 4: frutas e materiais para restaurantes

Dois entregadores de mercadorias e suas dificuldades nas ruas da cidade. Mais uma reportagem da série Trabalhadores do Pedal

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 01 de novembro de 2012

Tales trabalha como ciclista de entregas há um ano

Tales trabalha como ciclista de entregas há um ano e meio

créditos: Sofia Mattos


Copos, embalagem e sol
Tales Tadashi mora longe - no município de Poá, região metropolitana de São Paulo. Antes, já fora auxiliar tipográfico. Agora, sua rotina é embarcar todo dia bem cedo no transporte público e viajar até a região central da capital paulista, onde trabalha como ciclista de entregas há um ano e meio. Na firma, é só o tempo de ajeitar as encomendas na bike, pegar as orientações, os endereços, e sair pedalando assim que possível.

 
De feições levemente orientais e aparentando menos idade do que os seus 23 anos, o jovem é empregado em uma fornecedora de artigos descartáveis, copos e embalagens, condimentos, produtos de limpeza e itens variados para bares e restaurantes. Na Sonho Pronto Embalagens, que fica na rua Guaianazes, em Campos Elíseos, ele pega no batente às 8h e vai até as cinco da tarde.
 
 
Em geral, sai para fazer entregas no Brás ou na região da Tiradentes. A carga que carrega é mais leve?, perguntamos. Não mesmo, diz Tales: "Não levo apenas copos de plástico, coisas assim, mas também pacotes de sal de 10 kg, por exemplo... É cansativo".
 
 
Outra dificuldade que deve enfrentar é o trânsito, que não dá moleza à bicicleta, desabafa: "Talvez melhorasse se pusessem umas faixas para ciclistas", palpita. 
 
Tiago pedala todo dia

Tiago às vezes carrega pesados galões de água

créditos: Sofia Mattos

Tiago, da quitanda

Faz dois anos que Tiago Oliveira saiu de sua cidade, Feira de Santana, na Bahia. Como já pedalava, explica o rapaz, aceitou o emprego que surgiu ao chegar a São Paulo, o de entregador com bicicleta numa quitanda da rua Frederico Abranches, bairro de Santa Cecília. Ele mora perto, e diz que é uma vantagem para quem começa cedo, às 6h da manhã. 

 

Na sua bike, o jovem de 19 anos carrega caixas de laranja, limão, abacaxi, e também folhas, legumes e outras mercadorias.Tudo conduzido com cuidado e para ser entregue ainda pela manhã nos depósitos dos restaurantes da região do entorno. "Gosto de pedalar e sei que faz bem para a saúde. Mas é um trabalho muito cansativo - depois de algumas horas sinto dores nas pernas", queixa-se. 

 

Explica que pedala todo dia, faça chuva ou faça sol, às vezes carregando pesados galões de água. Outra dificuldade é ter de lidar com as imprudências dos carros e motos. Em seguida, relativiza o problema: "As pessoas nas ruas quase sempre me tratam bem e no serviço não me falta nada". Mas Tiago tem um sonho secreto, o de voltar a estudar, assim que tiver condições: "Queria cursar administração", conta com um sorriso nos olhos. 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário