Com calçada em obras, pedestres têm que andar na rua em São Carlos

Obra particular no Santa Paula coloca em risco segurança dos moradores. Prefeitura disse que responsável pode ser multado por irregularidades

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 10 de dezembro de 2012

Moradores precisam desviar das obras na calçada

Moradores precisam desviar das obras na calçada

créditos: Cid Butcher/Arquivo Pessoal

 

Moradores do bairro Santa Paula, em São Carlos (SP), reclamam que uma obra particular em um trecho de calçadas da Rua Miguel Petroni está colocando em risco a segurança de pedestres. Para passar pelo local, eles são obrigados a andar na rua.

 

Segundo os moradores, as construções já duram cerca de duas semanas e não há um espaço alternativo e sinalizado para pedestres. O aposentado Cid Carneiro Butcher, de 58 anos, afirma que há muitos estabelecimentos comerciais na região e que os moradores estão andando na via para utilizar estes serviços. “Ali o fluxo de veículos é muito grande e as pessoas estão andando na rua”, diz.

 

As obras também tomaram o espaço de um ponto de ônibus. “Os passageiros têm que esperar na rua, muito próximo dos carros que passam”, conta Butcher.

 

Ir ao supermercado também ficou mais difícil para a aposentada Maria José Castilho, de 83 anos. Com as calçadas obstruídas, ela precisa andar na rua. “A gente se preocupa, ela é mais idosa, eu ainda consigo pular para desviar, ela não”, afirma Butcher, que é vizinho de Maria José.

 

Obras ocuparam espaço de ponto de ônibus, no bairro Santa Paula, em São Carlos (Foto: Cid Butcher/Arquivo Pessoal)Obras ocuparam espaço de ponto de ônibus, no bairro Santa Paula (Foto: Cid Butcher/Arquivo Pessoal)

 

Retorno

Procurada pela reportagem do G1, a assessoria da Prefeitura de São Carlos informou que o responsável pela obra já foi notificado pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urban, e tem até 30 dias para tomar providências. Ainda de acordo com a assessoria, se as irregularidades permanecerem após este prazo, o responsável será multado.

 

As construtoras indicadas em placas na obra não foram encontradas pelo G1 para comentar o problema.

 

Reclamações sobre as condições das calçadas em São Carlos podem ser feitas pelo telefone (16) 3362-1318.

 

Obra impediu a saída de moradores de casa em bairro de São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)
Obra impediu a saída de moradores de casa em
bairro de São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)

 

Outro caso

No dia 27 de novembro, uma construtora também causou transtornos para moradores do bairro Timburis. Eles não conseguiram sair de casa, pois uma grande quantidade de terra e máquinas de uma obra bloqueou a passagem em frente às residências.


Um morador chamou a polícia e registrou um boletim de ocorrência. Os obstáculos, que ocuparam as calçadas por toda uma rua, eram para a instalação de tubos.  A Polícia Civil orientou os funcionários a retirar a terra e a empreiteira responsável não se pronunciou sobre o assunto.

 

Leia também:

Ciclistas apontam falta de segurança em ciclofaixa de São Carlos (SP) 

Em São Paulo, principais problemas do paulistano, saúde, transporte e mobilidade não foram resolvidos 

Monotrilho de São Paulo perde financiamento de R$ 1 bilhão em recursos da Copa 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário