Ciclistas apontam falta de segurança em ciclofaixa de São Carlos (SP)

Invasão da ciclofaixa por carros e sinalização errada estão entre os problemas. Especialista diz que largura da faixa está abaixo do recomendado

Notícias
 

Fonte: G1 São Carlos e Região  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 31 de maio de 2012

Ciclistas temem riscos de acidentes em cruzamentos

Ciclistas temem por acidentes em cruzamentos

créditos: Reprodução/EPTV

Ciclistas de São Carlos (SP) reclamam de alguns problemas de segurança nas ciclofaixas implantadas pela prefeitura na cidade. Em curvas da Avenida Comendador Alfredo Maffei, por exemplo, os carros invadem a faixa e outros que fazem cruzamento podem não ver o ciclista que vem no sentido contrário.

 

A universitária Andreia Carvalho usa a bicicleta para fazer tudo na cidade. A pedido da reportagem do Jornal Regional ela percorreu a avenida e disse que alguns pontos precisam passar por mudanças. Segundo ela, carros invadem a ciclofaixa. “Principalmente quando tem curvas, no encerramento da via, nas rotatórias. Os carros fazem a curva muito fechada ou muito aberta e acabam entrando na ciclofaixa”, disse.

 

O secretário de Obras, José Jairo Sales, disse que o trajeto não foi finalizado e faz parte de um programa de 25 km de ciclofaixa. Ele concordou que ainda existem riscos, mas tudo esta sendo analisado. “É um plano cicloviário para a cidade que está sendo implantado. Nós estamos aceitando colaborações, críticas, sugestões”.

 

A ciclofaixa serve tanto para quem vai do bairro ao Centro ou vice e versa, é bidirecional.

 

O professor Pablo Brilhante é ciclista há muitos anos e garante que o perigo é grande quando o ciclista segue contra o fluxo dos carros. Outra preocupação é que existem ruas que cruzam a avenida e passam pela ciclofaixa. Quem pedala contramão da pista pode não ser visto pelo motorista. “Olhar e se preocupar com os veículos que cruzam essa avenida e é mais um risco para o ciclista”, disse.

 

Segundo o secretário, algumas placas estão sendo modificadas para indicar o motorista que tem ciclista no contra-fluxo.

 

Antônio Nélson Rodrigues da Silva, professor de engenharia de transportes da USP, também fez uma análise. Ele reforçou que a iniciativa é importante, mas teme acidentes pela falta de alguns cuidados. Placas podem causar um duplo entendimento, por exemplo. “Placa que diz ‘mantenha à esquerda’ somente no contra-fluxo. A intenção da placa é que o ciclista se mantenha na ciclofaixa, só que a interpretação de quem está vindo no contra-fluxo é ficar perto da guia, então isso gera uma confusão”, disse.

 

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) recomenda que ciclofaixa bidirecional deve ter 2,50 de largura. “Deu 1,95 de eixo a eixo e está abaixo do recomendado para uma bidirecional”, disse.

 

O secretário de obras disse ainda que a intenção é usar a norma do compartilhamento. “Se vier um ciclista o carro vai ter que respeitar. A prioridade é do ciclista”, disse.

 

Leia também:

 

Manifestação pede ciclovia na região sul de SP 

Em Cuiabá, entidades lançam movimento "Ciclovia, Calçada e Cidadania" 

Morretes, no Paraná, tem ciclovia inacabada de R$ 500 mil 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário