Pelotas inicia construção de Plano de Mobilidade Urbana

"Queremos mover gente ou veículos?", provocou diretor da Embarq Brasil durante encontro na cidade gaúcha que avaliou projetos do PAC para a área de mobilidade

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Luisa Zottis  |  Postado em: 06 de maio de 2013

Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ

Lindau, diretor-presidente da Embarq Brasil

créditos: Laureano Bittencourt

 

Um dos grandes desafios de toda cidade é priorizar pessoas, não automóveis. Pelotas, no Rio Grande do Sul, deu passos largos na direção deste objetivo nos dias 2 e 3 de maio, com a realização do workshop “Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana” e do 2º Seminário de Mobilidade Urbana.

 

O objetivo foi definir prioridades da cidade para a construção do Plano de Mobilidade Urbana, e qualificar os projetos aprovados pelo PAC.

 

"Queremos mover gente ou veículos?" A provocação foi feita por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da Embarq Brasil, na palestra de abertura. Para ele, as cidades brasileiras não precisam de mais vias, mas de gerenciamento e organização da circulação.

 

Nesse sentido, foram realizadas palestras sobre a lei de Mobilidade Urbana e sobre a construção de um plano de Mobilidade Urbana Sustentável, abertas ao público; e também dinâmicas com gestores públicos, autoridades locais e técnicos da prefeitura, que fizeram uma aprofundada discussão, avaliação e definição das principais diretrizes para Pelotas desenvolver seu plano de mobilidade.

 

O transporte molda as cidades

Na avaliação da secretária de Gestão de Cidade e Mobilidade Urbana de Pelotas, Joseane Almeida, o encontro foi um marco para que a cidade dos doces, como é conhecida, também tenha reconhecimento em relação à mobilidade urbana.

 

Confira a cobertura completa do evento aqui.

 

O seminário, promovido pela Prefeitura de PelotasSest SenatObservatório da Mobilidade Urbana e Embarq Brasil, reuniu cerca de 140 pessoas, entre autoridades locais, gestores públicos, técnicos da prefeitura, estudantes, e entidades ligadas à mobilidade.

 

Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil. 


Leia também:

Prefeitura de Pelotas apresenta projeto de Mobilidade Urbana em Brasília 

Mobilidade urbana é tema de debate em Pelotas 

Conheça o Observatório da Mobilidade Urbana de Pelotas - RS 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário