Poluição do ar é comprovadamente cancerígena, afirma a OMS

Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer conclui: há provas de que substâncias que contaminam o ar causam câncer. Veículos automotores são principais causadores

Notícias
 

Fonte: Rede Nossa São Paulo / Mobilize  |  Autor: Da redação*  |  Postado em: 23 de outubro de 2013

Veículos automotores = poluição do ar = câncer

Veículos automotores = poluição do ar = câncer

créditos: Greenpeace

 

A Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou nesta semana a classificação da poluição do ar exterior como cancerígena.

 

“O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer”, afirmou Kurt Straif, chefe da seção de monografias da IARC. “Agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer”.

 

“Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão. Também notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga”, destacou a IARC em um comunicado.

 

Apesar da possibilidade de variação considerável na composição da contaminação do ar e dos níveis de exposição, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo. Os dados mais recentes da agência mostram que, em 2010, mais de 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado à poluição do ar.

 

Emissão veicular

Para saber como os órgãos ambientais no Brasil tratam o problema, o Mobilize pesquisou na internet e, no site da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), observou que mesmo antes de divulgada esta conclusão da OMS, já havia a informação associando o 'câncer de pulmão' à poluição do ar. Diz o texto: "A fuligem (partículas sólidas e líquidas), sob a denominação geral de material particulado (MP), devido ao seu pequeno tamanho, mantém-se suspensa na atmosfera e pode penetrar nas defesas do organismo, atingir os alvéolos pulmonares e ocasionar (...), entre outros males, o câncer de pulmão".

 

O órgão de controle ambiental vai direto ao ponto: "Os veículos automotores são os principais causadores dessa poluição em todo o mundo. As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde".

 

Por fim, dá conta da situação da frota no país, em particular em São Paulo: "O Brasil (...) apresenta um crescimento explosivo de suas regiões metropolitanas. O estado de São Paulo enfrenta uma situação particularmente preocupante por deter cerca de 40% da frota automotiva do país." 

 

Em meio a tantas evidências, resta saber por que o governo brasileiro continua na linha da adoção de políticas permissivas, como a redução do IPI para a compra do automóvel. Ou no caso a prefeitura de São Paulo, que por meses manteve suspensa -- ainda que por razões de irregularidades contratuais com a empresa Controlar -- a inspeção veicular, único dispositivo de controle deste tipo de poluição na cidade. 


*Edição de Regina Rocha 

 

Leia também:

Hoje é o Dia do Trânsito. E congestionamentos causam prejuízos econômicos

Poluição dos carros mata 2 milhões de pessoas por ano

Corredor e faixa de ônibus também são armas antipoluição

Bicicletas e acessórios poderão ter isenção de IPI   

Quanto custam a poluição e os acidentes de trânsito? 

 

   

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário