Motoristas e pedestres de Sorocaba (SP) não se entendem

Transeuntes pedem respeito às regras e à sinalização, enquanto os condutores reclamam da imprudência

Notícias
 

Fonte: Cruzeiro do Sul  |  Autor: Sthefany Lara  |  Postado em: 04 de dezembro de 2013

Atravessar fora da faixa aumenta os riscos de atro

Atravessar fora da faixa aumenta os riscos de atropelamentos

créditos: Luiz Sett

 Ir e vir com segurança é um direito de todos - vale tanto para pedestres como para os motoristas. No trânsito, para que o bem-estar e o respeito passassem a existir, foram criadas várias normas. Uma delas é a faixa de pedestre ou de segurança. Embora haja campanhas sobre a importância de se atravessar as ruas com cautela, ainda há transeuntes e condutores de veículos que não que não respeitam a sinalização. Para ajudar a conscientizar os sorocabanos sobre a importância de se respeitar as regras de trânsito, o jornal Cruzeiro do Sul em parceria com a Urbes-Trânsito e Transporte, lançaram a campanha "Dezembro Verde- Dê Preferência À #Vida". 

Nas ruas, a falta de sintonia entre os que transitam a pé ou em seus carros ainda é fácil de ser constatada. 

No cruzamento das ruas Doutor Álvaro Soares e Barão do Rio Branco, no Centro, há uma faixa de pedestres, que está com sua pintura um pouco desbotada. Por lá, transitam centenas pessoas por dia. Uma delas é a auxiliar administrativa Elisangela Ferreira, 35 anos, que reclama da falta de paciência por parte dos motoristas. "Eles não esperam o sinal ficar verde para sair. Quando está amarelo, ao invés de reduzir, eles aceleram e passam correndo, quase atropelando todo mundo." 

Nesta faixa, não há semáforo e, portanto, os carros deveriam parar para os pedestres passarem. "A faixa é um direito nosso e os motoristas têm de respeitar", afirma Viviane Padilha, operadora de caixa, de 35 anos. "Alguns param em cima da faixa e não temos por onde passar. Vira uma bagunça de carros, ônibus, motos e pessoas. Aqui em Sorocaba isso acontece em todos os lugares, diferente de Votorantim, onde os motoristas param quando alguém ameaça atravessar a rua." 

Ao citar a cidade de Votorantim, Viviane lembra a campanha realizada no município em maio do ano passado. Denominada de Pedestre na Faixa, a ação focou a reeducação, tanto por parte dos condutores quanto por parte dos pedestres. 

Em outra ponto da cidade de Sorocaba, no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Penha, a dona de casa Mary de Oliveira Ruy, 70 anos, passa ligeiro pela faixa de pedestres em um semáforo. "Há sim muito desrespeito por parte dos motoristas, que trafegam de forma irresponsável." Mary também dirige e contou que na semana passada um ciclista passou pela sua frente, desrespeitando a ciclovia. "Infelizmente algumas pessoas estão deixando de respeitar as regras de trânsito. Atravessam na frente, atitudes desnecessárias que colocam em risco a segurança de todos." 

Também motorista, o aposentado Mário Ribeiro, 74 anos, conta que sempre procura, enquanto pedestre, atravessar pela faixa, mas que quando está na direção, nem sempre vê essa atitude por parte das outras pessoas. "As pessoas passam sem olhar para os lados. Tenho que olhar por mim e por elas. Falta muita reeducação das regras de trânsito e educação por parte de todos." 

Há também aqueles que se arriscam em atravessar fora da faixa de pedestres. Como foi o caso do aposentado José Carlos Costa, 60 anos, que atravessou a rua Padre Luiz a poucos metros da faixa. Ele conta que sabe que caminhar fora da faixa de pedestres é incorreto, mas que na correria do dia a dia acaba cometendo o erro. "Eu deveria ter caminhado alguns metros para atravessar na faixa, fiz errado." Para o aposentado, está havendo uma inversão no trânsito. "O pedestre acha que pode ir atravessando e que todo mundo tem de respeitar ele, e de fato tem sim. Mas, ele também tem de respeitar as regras. Hoje vemos muitos atropelamento acontecendo e sabemos que nem sempre a culpa é do motoristas", concluiu. 

Dezembro Verde 
A campanha visa orientar e dar dicas para o pedestres, como atravessar sempre em faixa de segurança. Caso não haja faixa de segurança, a orientação é atravessar sempre em linha reta. A campanha também orienta a nunca atravessar pela frente ou pela traseira de ônibus ou outro veículo, uma vez que o condutor que estiver vindo poderá não ver o pedestre. O correto é passar em um lugar onde haja boa visão, como em esquinas. 

Andar no meio de carros em movimentos é muito perigoso. Por isso, a campanha ensina o pedestre a respeitar a vez do motorista e não ultrapassar o sinal quando ele estiver aberto para o condutor. Outra indicação é que, quando possível, os transeuntes atravessem em passarelas. 

Os motoristas também devem seguir algumas regras para o bom funcionamento do trânsito. Ter sempre atenção ao sinal amarelo, reduzindo a velocidade. O condutor de veículos deve dar preferência aos pedestres que começaram a atravessar em um cruzamento ou faixa de pedestre mesmo quando o sinal abrir para os veículos. (Supervisão - Amilton Lourenço)

 

Leia também:

 Calçadas usadas como 'garagem' atrapalham pedestres em Sorocaba

SP: Morador de Jundiaí reclama de parquímetro no meio da calçada

Prefeitura de Jundiai (SP) inova ao usar madeira reciclada para recuperar calçadas

Semáforo que nunca fecha dificulta travessia de pedestre em Piracicaba

Nem carros, nem metrô - cidades têm que incentivar pedestres

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário