77% das paradas de ônibus em Teresina não possuem cobertura

Teresina possui 2.200 paradas de ônibus; dessas, apenas 500 são cobertas. Outras 1.700 não oferecem abrigo adequado aos usuários do transporte

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Fonte: G1 PI  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 25 de março de 2014

A doméstica Maria da Paz Cipriano esperando o ônib

A doméstica Maria da Paz Cipriano esperando o ônibus

créditos: Divulgação

 

Os problemas da mobilidade urbana em Teresina são percebidos pelos usuários do transporte público a partir das paradas de ônibus. Atualmente, a cidade possui 2.200 paradas de ônibus. Dessas, apenas 500 possuem coberturas; as demais não possuem qualquer sistema de abrigo adequado aos que ficam à espera dos ônibus para seguirem viagem.

 

A doméstica Maria da Paz Cipriano comentou que a falta de abrigo pelas ruas e avenidas de Teresina é recorrente, sendo que essa falha estrutural faz com que os usuários fiquem suscetíveis ao sol e a chuva. Ela também reclama sobre as longas esperas até passar um ônibus.

 

“Não tem um lugar adequado pra gente ficar. Tudo é desse jeito assim. A gente chega a esperar 40 minutos na parada. É horrível o atendimento nosso aqui em Teresina”, disse Maria da Paz Cipriano.

 

Já a funcionária pública Maria do Socorro Alencar relatou sobre a superlotação nos coletivos. Para ela, a quantidade de pessoas além do permitido em um veículo é tão grande que atrapalha no momento de descer do ônibus. “É um acocho (sic) tão grande que não dá para a gente passar de um lado para o outro, para chegar próximo ao lugar que a gente vai descer”, declarou Maria do Socorro.

 

Os usuários do transporte coletivo afirmam ainda que existe uma redução de linhas. Com relação a isso, o gerente de fiscalização da Superintendência Municipal Transportes Trânsito (STRANS), Vinicius Rufino, afirmou que 136 multas, por causa da diminuição da frota, já foram aplicadas aos empresários.

 

“A gente já percebe uma redução na quantidade de reclamação, que foram muitos grandes no mês de fevereiro. Nesse mês de março, a gente já está com um índice de reclamação bem menor. E no nosso próprio levantamento, a gente já percebe um índice de descumprimento muito menor, mas, ainda assim, nós estamos em cima para evitar que esse tipo de problema recorra”, explicou Vinicius Rufino.

 

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