Pedestres são as maiores vítimas de acidentes de trânsito em Teresina

Moradores reclamam de motoristas que não param no bairro Dirceu. Prefeitura de Teresina está implantando faixas azuis em pontos da cidade

Notícias
 

Fonte: G1 PI  |  Autor: G1 PI  |  Postado em: 16 de abril de 2014

Quase 30% das mortes no trânsito as vítimas são pe

Quase 30% das mortes no trânsito as vítimas são pedestres

créditos: Reprodução

 

Uma idosa morreu na semana passada em Teresina depois de ser atropelada quando tentava atravessar, na faixa, uma avenida. Casos como esse são comuns. Quase 30% das vítimas de trânsito são pedestres.

 

Em uma das faixas de pedestre que ficam na avenida Noé Mendes, no bairro Dirceu Arcoverde, o que não falta é reclamação dos pedestres. “A pessoa acena com a mão para os veículos pararem, mas os motoristas ignoram e passam em alta velocidade”, reclamou o taxista José da Cruz.

 

Segundo a comerciante Bárbara da Conceição, as motos não param e causam acidentes com frequência. “Eles param de um lado do outro não. Tem acidentes aqui quase todos os dias”, contou a mulher. Foi por esta falta de respeito à faixa de pedestre que Maria dos Prazeres, de 78 anos, morreu depois de ser atropelada por uma moto.

 

De acordo com dados do projeto vida no trânsito, da organização pan-americana da saúde, implantado no Piauí, em Teresina, quase 30% das mortes no trânsito as vítimas são pedestres. “O respeito na faixa de pedestre é questão de cidadania. O Código de Transito Brasileiro diz que o maior deve cuidar sempre do menor, esse é o objetivo das leis”, explicou o major Adriano de Lucena, da Companhia Independente de Trânsito.

 

Antônio Leitão, especialista em trânsito, explica que em Teresina existem três tipos de faixas de pedestre e que aquelas que apresentam um sinal de trânsito são as mais seguras. ”Uma que é conjugada com farol, onde o pedestre devem esperar o sinal fechar, outra semiautomática, que o pedestre deve apertar um botão para depois atravessar a via e a faixa autônoma, pintada, mas sem farol”, explicou o especialista.

 

Atualmente a Prefeitura de Teresina está implantando faixas azuis em alguns pontos da cidade. Na avenida em que Maria dos Prazeres morreu, a família e os moradores pedem por um trânsito mais seguro.

 

Leia também:

77% das paradas de ônibus em Teresina não possuem cobertura 

Teresinenses recebem Dilma e esperam por mais mobilidade urbana 

Dilma anuncia R$ 611 mi para mobilidade urbana em Teresina 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário