A violência do trânsito no Brasil

Um tema grave - segunda maior causa de mortes no país - mas que ainda não vem recebendo a atenção devida por parte da imprensa e do poder público

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Priscila Kichler Pacheco  |  Postado em: 29 de abril de 2014

Índice de mortes no trânsito do Brasil é um dos ma

Índice de mortes no trânsito do Brasil: entre os mais altos

créditos: Thiago Vecks, Diana Assennato e Thomaz Rezende

 

O índice de mortes no trânsito do Brasil é um dos mais altos do mundo: 22 a cada 100 mil habitantes. A estimativa, aqui, é de uma morte a cada 12 minutos. O infográfico a seguir, construído a partir da análise e cruzamento de dados de diferentes instituições e publicações (IBGE, Ministério da Saúde, Rede Nossa São Paulo, Mapa da Violência 2012 e Road Safety Annual Report 2011, entre outros), faz um pequeno retrato da violência do trânsito no Brasil.

 

O material enfatiza o que defende Luis Antonio Lindau, diretor presidente da Embarq Brasil: acidentes de trânsito não são acidentes. Acidente pressupõe um ocorrido “que não pode ser previsto e que, portanto, não pode ser evitado”, como uma falha mecânica no veículo ou quando o motorista sofre um mal súbito ao volante. Dirigir acima do limite de velocidade, ultrapassar em locais proibidos ou sob efeito de bebidas alcoólicas, algumas das principais causas das ocorrências chamadas de acidentes, são escolhas – e não fatores imprevisíveis.

 

Mais informações aqui.


Fonte: Mobilicidade. Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.


Leia também:

Mudar comportamento para melhorar o trânsito 

Estresse de trânsito faz paulistano largar trabalho e carro 

Pedestres são as maiores vítimas do trânsito de SP, diz levantamento 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Jose Elmadan Albuquerque Barroso, - 10 de Julho de 2016 às 10:28 Positivo 2 Negativo 2

Concordo com LUIZ Antônio Linda sobre o que sejam acidentes de trânsito. Estou cursando o penúltimo semestre do Curso de Direito, e minha Monografia é sobre este assunto. Como adquirir este trabalho do Luiz Antônio. Obrigado.

Clique aqui e deixe seu comentário