'Toda rua deveria ter espaço para bicicleta com segurança', diz prefeito de São Paulo

Prefeito inaugurou primeiro trecho de ciclovia de sua gestão no Tatuapé. Trecho liga Av. Vereador Abel Ferreira com Salim Farah e Regente Feijó

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Amanda Previdelli  |  Postado em: 05 de agosto de 2014

Trecho vai da Avenida Salim Farah Maluf até a Aven

Trecho vai da Av. Salim Farah Maluf até a Av. Regente Feijó

créditos: Amanda Previdelli/G1

 

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), inaugurou na manhã desta segunda-feira (4) o primeiro trecho de ciclovia construído por sua gestão na Zona Leste. A via exclusiva para bicicletas tem 1,1 km na região do Tatuapé.

 

A nova ciclovia, localizada na Avenida Vereador Abel Ferreira, faz parte da rede que atende a região do Parque Esportivo do Trabalhador. O trecho vai da Avenida Salim Farah Maluf até a Avenida Regente Feijó.

 

O prefeito Haddad, que se elegeu com promessa de priorizar o transporte público em São Paulo, entregou 11,6 km de vias exclusivas para ciclistas até esta segunda-feira.

 

O plano de Haddad é entregar 400 km de ciclovias até o fim de 2015. Considerando que São Paulo tem 17,2 mil km de vias pavimentadas, a meta representa a construção de espaço exclusivo para ciclistas em 2,3% do total de ruas e avenidas da cidade. Segundo estimativas, o custo total das obras é de R$ 80 milhões. Parte dos recursos devem ser disponibilizados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fema).

 

"Não é simples sair do zero, que eram 60 km, e montar uma malha, mas nós estamos fazendo. Toda semana inauguramos novos trechos", disse o prefeito.

 

"Isso aqui é uma questão de saúde pública, é combater o sedentarismo e prevenir doenças. Meio ambiente, saúde, mobilidade: está tudo aí", afirmou o prefeito na inauguração.

 

O trecho na zona leste deve ser interligado com a estação Carrão do Metrô até o final de 2014, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jilmar Tatto. Dali, o ciclista poderá fazer a interligação com a ciclovia Caminho Verde, que percorre o trajeto do metrô seguindo a Radial Leste.

 

"Assim como toda a rua tem espaço para o carro, teoricamente, deveria ter um espaço para a bicicleta, que também é um modal, com segurança", defendeu o prefeito.

 

Nova ciclovia


 

Inspeção veicular

O prefeito falou sobre a decisão do Tribunal de Justiça, que nesta quinta-feira (31) julgou legais as novas regras da inspeção veicular. Em sua campanha, Haddad afirmou que iria acabar com a obrigatoriedade de inspeção para carros novos e com o pagamento de taxa para carros que fossem aprovados na inspeção.

 

"Acho que já prestamos informações e vencemos judicialmente. Acabamos com o papa-níquel que era aquela coisa de pagar para carro novo fazer. Isso só acontece no Brasil, ou melhor, só acontecia em São Paulo", disse o prefeito.

 

Haddad questionou a suposta cobrança que São Paulo recebe a respeito da inspeção, afirmando que "o problema da poluição não é apenas da cidade".

 

"A região toda vive o mesmo drama e não há nenhum questionamento de por que a Assembléia Legislativa não aprova a inspeção para a região metropolitana. Acho que deveríamos fazer uma discussão mais séria sobre isso e não focar na cidade", disse.

 

O prefeito não soube informar quando a inspeção voltará a acontecer em São Paulo. A Prefeitura aguarda confirmação do Tribunal de Contas do Município para publicar edital de nova licitação.

 

Leia também:

Expansão de ciclovias em São Paulo já enfrenta resistência 

SP: Largo da Batata ganha bicicletário 

Em SP, recarga do Bilhete Único poderá ser feita dentro dos ônibus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário