Ônibus elétricos chineses começam a operar em SP a partir de janeiro

Resultados dos testes (apenas com galões simulando peso) foram satisfatórios. Dois ônibus já estão sendo preparados, de acordo com a SPTrans

Notícias
 

Fonte: CBN / Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 10 de novembro de 2014

Veículos da BYD estão em teste

Veículos da BYD estão em teste em SP

créditos: Adamo Bazani/ CBN

 

A partir de janeiro de 2015, passageiros do transporte municipal de São Paulo vão ser atendidos por dois ônibus elétricos que dependem apenas de bateria para se movimentar.

 

A confirmação foi feita na quinta-feira (6) pelo superintendente de engenharia veicular da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora dos serviços municipais, João Carlos Fagundes, ao âncora da rádio CBN, Thiago Barbosa, durante o jornal CBN São Paulo.

 

Os ônibus são da empresa chinesa BYD – Build Your Dream Company Limited, que deve começar a produção de veículos deste tipo numa planta industrial construída em Campinas, no interior de São Paulo. Para a primeira fase de produção, a BYD anunciou investimentos de R$ 250 milhões. Inicialmente devem ser produzidos de 500 a 1.000 ônibus por ano, além das baterias, até que a unidade alcance a capacidade de 4 mil ônibus por ano.

 

Os dois ônibus já recebem nova configuração interna, que atende ao padrão da SPTrans e às normas brasileiras de acessibilidade. Também já são providenciados os documentos destes veículos.

 

A principal vantagem dos ônibus elétricos é que eles não emitem nenhum poluente durante a operação e o nível de ruído é muito baixo em comparação com os ônibus convencionais a diesel de semelhante padrão de tamanho e com motorização traseira.

 

A julgar pelos testes já realizados na cidade de São Paulo, a operação com este tipo de ônibus “vale a pena”, disse o técnico da fabricante. No entanto, a incorporação do modelo chinês vai depender dos testes com passageiros e da produção em maior escala, o que poderá tornar o ônibus mais barato. Hoje o veículo elétrico pode ter preço três vezes maior do que de um ônibus diesel.

 

Confira a entrevista na íntegra neste link:

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-sao-paulo/2014/11/06/SAO-PAULO-FARA-TESTES-PRATICOS-COM-ONIBUS-ELETRICOS-EM-JANEIRO.htm

 

Leia também:

Com ciclovia em estudo, avenida Paulista já teve obra para virar calçadão 

Avenidas para pessoas, não para máquinas 

Ponte da Casa Verde, a primeira adaptada a pedestres e ciclistas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário