Ônibus consegue captar energia do asfalto

Na busca por fontes eficientes e sustentáveis para mover seu transporte coletivo, uma cidade coreana encontrou uma solução óbvia: usar a energia do asfalto

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Luísa Zottis  |  Postado em: 28 de novembro de 2014

Os ônibus circulam em Gumi, uma cidade sul-coreana

Os ônibus circulam em Gumi, uma cidade sul-coreana

créditos: Divulgação/KAIST

 

A inspiração em elementos criativos, artísticos, complexos ou tecnológicos sempre participou da busca por ideias inovadoras. Mas, às vezes, essas ideias podem ser quase óbvias e estar 'bem debaixo do nariz'. Foi o que aconteceu em Gumi, uma cidade sul-coreana que, na busca por energia eficiente e sustentável para mover seu transporte coletivo, encontrou uma solução inusitada, mas que sempre esteve ali: o asfalto.

 

A partir das ruas por onde trafegam, os ônibus de Gumi são capazes de captar energia. Isso graças a um sistema desenvolvido pelo Instituto Sul-Coreano de Ciência e Tecnologia, o KAIST. Os cientistas desenvolveram um mecanismo com cabos subterrâneos que criam um campo magnético que abastecem a bateria do veículo.

 

Uma das grandes vantagens desta tecnologia é o tempo que o OLEV (Online Electric Vehicle), como é chamado o veículo, ganha. Pois uma bateria convencional precisa de até dez horas de carregamento, mas quando o ônibus capta a energia do solo não precisa nem de grandes baterias, nem de tempo ocioso. Os cabos subterrâneos podem permear toda uma via ou mesmo pontos específicos. E o campo magnético é somente acionado quando detecta o veículo, evitando o desperdício de energia.

 

A inovação nas tecnologias de veículos, se adotadas em escala cada vez maiores, podem impactar não apenas os usuários dos sistemas locais, mas todo o bem estar das cidades, que dependem de energias limpas para garantir a qualidade do ar aos residentes urbanos.

 

Confira como funciona o OLEV:

 

 

 (Divulgação/KAIST)

(Divulgação/KAIST)
 
(Divulgação/KAIST)

 

Este post foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil e inspirado pelo Hypeness.


Leia também:

Em Israel, empresa desenvolve supercondutores para ônibus elétricos 

BH fará teste com ônibus elétrico chinês 

Ônibus elétricos chineses começam a operar em SP a partir de janeiro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário