Novas estações de transferência de Natal começam a operar sábado (21)

Estações do transporte público, nas zonas sul e norte da capital potiguar, são equipadas com ar-condicionado, wi-fi e painéis informativos das linhas

Notícias
 

Fonte: Tribuna do Norte  |  Autor: Tribuna do Norte  |  Postado em: 19 de fevereiro de 2015

Estações de transferência de Natal começam a opera

Estações de transferência de Natal começam a operar sábado

créditos: Magnus Nascimento

 

Em Natal (RN) duas novas estações de transferência do transporte público - a do Bairro Latino, na zona sul, e a de Igapó, na zona norte - começam a funcionar neste sábado (21), informa a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), que realizou a reforma das estruturas.

 

Segundo a titular da STTU, Elequicina dos Santos, as estações de transferência beneficiarão diretamente 30% dos usuários do sistema do transporte coletivo de Natal. Isso porque, atualmente, os passageiros têm uma hora para usar novo transporte sem pagar mais uma passagem. Contudo, é necessário o uso do cartão de passagens. 

 

"As estações de transferência vêm atender ao público que paga a tarifa em dinheiro, mas não realiza a integração temporal", explicou Santos.

 

Estação de transferência terá funcionário durante horário de funcionamento e será climatizada

Estação terá funcionário durante horário de funcionamento e será climatizada. Foto: Magnus Nascimento


Com o início do funcionamento da estação do Bairro Latino definido para sábado, a parada de ônibus do Carrefour da Zona Sul foi extinta nesta quinta-feira (19). Dez linhas de ônibus urbanos e três linhas intermunicipais que operavam naquele ponto foram deslocadas para a parada da América Ford (antiga Toyonorte), próximo ao Túnel da UFRN. 

 

As linhas modificadas foram a 02 – Gramoré/Mirassol; 04 – Amarante/Mirassol; 07 – Alvorada IV/Cidade Jardim; 08 – Redinha/Mirassol, via Rodoviária; 10/29 – Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus; 60 – Pajuçara/Mirassol; 63A – Felipe Camarão/Mirassol; 72 – Vale Dourado/Mirassol; 77 – Parque dos Coqueiros/Mirassol; 79 – Parque das Dunas/Mirassol; Nova Parnamirim; Eucaliptos e Circular Cidade Verde.

 

 

Agentes de trânsito estão orientando passageiros durante a mudança no local do ponto de ônibus

Agentes de trânsito orientarão passageiros sobre mudança dos ponto de ônibus. Foto: Magnus Nascimento

 

Ainda de acordo com a titular da STTU, a distância das duas paradas do polo gerador de fluxo, o Natal Shopping, é a mesma. “Nossos técnicos fizeram uma medição e verificaram que ambas as paradas ficam a cerca de 200 metros do início da passarela, onde também se localiza o portão de entrada do shopping”, ressaltou. Para orientar sobre as mudanças, Agentes de Mobilidade e educadores de trânsito estão na região informando os usuários.

 

Equipamentos

As novas estações de transferência são equipadas com ar-condicionado, wi-fi, painéis com informações sobre as linhas, tomadas para carregamento de aparelhos eletrônicos, mesas e cadeiras. Além disso, elas ainda contam com segurança 24 horas por dia.

 

Para fazer uso do equipamento, o usuário precisa desembarcar na estação vindo por uma das linhas que param no local. Já dentro da estação, o usuário pode embarcar em qualquer outra linha que pare no equipamento. O usuário pode passar o tempo que for necessário na estação para realizar o embarque.

 

Estação Bairro Latino

A estação Bairro Latino, localizada na Marginal da BR-101 no sentido Parnamirim, tem área de 130 m², e capacidade para 250 pessoas. O equipamento receberá sete linhas de ônibus, sendo elas:

 

02 – Gramoré/Mirassol, via Nova República;

10/29 – Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus;

33 – Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais/Mãe Luíza;

52 – Rocas/Pirangi, via Alecrim;

54 – Rocas/Ponta Negra, via Alecrim;

77 – Parque dos Coqueiros/Mirassol;

79 – Parque das Dunas/Mirassol

 

Estação Igapó

A estação de Igapó, localizada na Av. Dr. João Medeiros Filho sentido Redinha, tem 140,35 m², e é segmentada em duas áreas. A capacidade é de 280 pessoas. O equipamento contará com oito linhas, sendo elas:

 

01B – Cidade da Esperança/Gramoré, via Nova Natal;

10/29 – Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus;

15/16 – Pajuçara/Petrópolis, via Alecrim/Ribeira;

26 – Soledade I/Ponta Negra, via Av. Bernardo Vieira;

50 – Serrambi/Santa Catarina, via Av. Bernardo Vieira;

68 – Alvorada IV/Petrópolis, via Av. Bernardo Vieira;

75A – Parque das Dunas/Ribeira, via Rocas/Alecrim;

81 – Vila Verde/Ribeira, via Alecrim/Petrópolis

 

Integração Eletrônica

A integração temporal, realizada por meio dos cartões NatalCard, não será extinta. Ela continuará ser realizada em todas as linhas de ônibus urbanos, seguindo os critérios já definidos.

 

Para mais informações os usuários podem ligar para o Alô STTU, no 156, ou pelo twitter oficial, o @156Natal.

 

Leia também:

Padronização de calçadas e paradas de ônibus será retomada em Natal 

Donos de ônibus querem aumentar passagem em Natal; prefeitura diz não 

Primeira operação do VLT é aprovada pela população potiguar 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário