Em Uberaba (MG), ações de educação no trânsito são intensificadas

Secretaria de Trânsito da cidade mineira intensifica fiscalização e multa a infratores que, por exemplo, desrespeitarem as faixas de travessia de pedestres

Notícias
 

Fonte: JM Online  |  Autor: Geórgia Santos  |  Postado em: 23 de fevereiro de 2015

Falta de respeito aos pedestres é alvo de campanha

Desrespeito ao pedestre é alvo de campanha na cidade de MG

créditos: Jornal de Uberaba

 

A Secretaria de Trânsito e Transportes dá andamento às atividades de educação no trânsito, inclusive com aplicação de multas para aqueles que não respeitam a legislação. De acordo com o secretário de Trânsito, Wellington Cardoso Ramos, um exemplo comum são as faixas de pedestres, que nem sempre são respeitadas, e o motorista, se não tiver semáforo, não obedece à sinalização de parada na faixa de segurança. Por isso, em um primeiro momento está sendo desenvolvida campanha maciça de educação no trânsito e depois serão aplicadas as penalidades.

 

“Há uma convivência conflitante entre pedestre e motorista e vamos solucionar isso com uma boa educação para o trânsito, com campanhas de orientação e também aplicação de penalidades, que também fazem parte do processo de educação. Queremos que as pessoas entendam a necessidade de responsabilidade consciente para o trânsito, que implica na preservação de vidas”, explica o secretário. Vale lembrar que esse trabalho de educação no trânsito já vem sendo realizado, principalmente, na avenida Leopoldino de Oliveira, após a implantação do sistema Vetor/BRT.

 

Wellington destaca ainda que o Código de Trânsito Brasileiro privilegiou o pedestre nesta relação. Onde não existe semáforo, a preferência absoluta é do pedestre, que também precisa ser orientado para fazer uma travessia com segurança, indicando ao motorista que deseja chegar ao outro lado da rua. “Enfim, esse é um longo caminho que se tem pela frente, não se educa as pessoas de uma hora para outra”, afirma.

 

Outra ação que a secretaria deve desenvolver em breve é uma assistência jurídica de informação aos acidentados de trânsito. Segundo Wellington, os responsáveis não podem ficar impunes. “As pessoas poderão procurar a secretaria, provavelmente a partir do mês que vem, quando essa atividade já estará estruturada para ter orientação sobre os seus direitos, inclusive sobre as questões envolvendo o seguro Dpvat”, finaliza.

 

Leia também:

 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário