Embarq lança plataforma com dados sobre ônibus urbanos no mundo

No site, agora em português e espanhol, há informações sobre sistemas de transporte coletivos em 190 cidades

Notícias
 

Fonte: Embarq Brasil  |  Autor: Da Redação / Mobilize*  |  Postado em: 23 de fevereiro de 2015

Embarq lança plataforma com dados sobre ônibus urb

Plataforma BRTData, agora em português e espanhol

créditos: Reprodução / Embarq


A organização Embarq lançou hoje (23) a plataforma BRTData.org, que oferece dados atualizados sobre a evolução dos sistemas de transportes urbanos baseados em ônibus: BRT (Bus Rapid Transit), BHLS (Bus with High Level of Service) e corredores exclusivos, em todos os continentes. Estes sistemas, segundo a Embarq, totalizam 4.991 km de corredores e beneficiam mais de 31,6 milhões de pessoas. A plataforma reúne dados de uma variedade de fontes, incluindo pesquisadores, agências de trânsito, municípios e ONGs.

 

Além de obter informações por continente, país e cidade, é possível realizar comparações entre os dados e gerar tabelas e gráficos.  Dentro dos recortes regionais, estão disponíveis indicadores dos sistemas como percentagem de uso do transporte coletivo, privado e não motorizado; valor das tarifas; demanda diária; quantidade de ônibus por hora; entre muitas outras informações. Por exemplo, a plataforma informa que o Rio de Janeiro tem 16 corredores exclusivos, dois deles do tipo BRT e 14 na versão BRS (Bus Rapid Service). Ou então, que o sistema de ônibus de São Paulo transporta diariamente mais de três milhões de passageiros e tem uma das maiores extensões de corredores, no total de 130 km. Mapas e fotografias dos sistemas também podem ser acessados.

 

PRINCIPAIS INDICADORES por Região


Segundo a Embarq, o banco de dados existe desde 2010, mas a plataforma ganhou uma interface mais amigável em dezembro de 2014.  O BRTData.org é um projeto do Programa Across Latitudes and Cultures – Bus Rapid Transit (ALC-BRT), um centro de excelência em BRT. A construção da plataforma e a coleta de dados são o resultado de uma parceria entre a rede Embarq, os membros do ALC-BRT, a Agência Internacional de Energia (AIE) e a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados de Transporte e BRT (Sibrt). Atualmente o BRTData.org é gerenciado e atualizado pela Embarq Brasil.


*Texto original: Caroline Donatti / Embarq | Edição: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil


Leia também: 
Metrô ligando Niterói a São Gonçalo (RJ) pode virar corredor de BRT  
Em Bogotá, Transmilênio dá sinais de esgotamento 
BRT de Uberaba (MG) em fase final
BRT ou VLT: questão de escolha?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário