Teresina integra sistema de informações em mobilidade urbana

Capital do Piauí é um dos 5 municípios brasileiros selecionados pelo Ministério das Cidades para compor banco de dados

Notícias
 

Fonte: Jornal de Luzilândia  |  Autor: Jornal de Luzilândia  |  Postado em: 31 de março de 2015

Teresina entra para o sistema de informações de mo

Teresina entra para o sistema de informações de mobilidade

créditos: Thiago Amaral/Tribuna do Piauí

 

A capital do Piauí está entre os cinco municípios brasileiros selecionados para integrar o Sistema de Informações em Mobilidade Urbana (Simu), em desenvolvimento pelo Ministério das Cidades. O objetivo desse sistema é ser uma referência nacional para a formulação de políticas públicas na área de mobilidade urbana e manter uma rede nacional de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados.

 

Além de Teresina, as outras cidades no sistema são: Canaã dos Carajás (PA), Votuporanga (SP),  Gravataí (RS) e Fortaleza (CE).

 

Plano de transporte

Técnicos do Ministério das Cidades estão na capital piauiense aplicando o questionário do Simu e coletando os primeiros dados da cidade sobre as ações relacionadas à mobilidade urbana. As informações estão sendo repassadas por servidores da Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento).

 

Reunião dos técnicos do Ministério das Cidades em Teresina

 

A analista de infraestrutura da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Martha Martorelli, explica que, além de aspectos populacionais e regionais, Teresina foi escolhida para integrar o sistema nesse primeiro momento porque  a cidade já tinha se adiantado e criado seu Plano Diretor de Transporte.

 

“Essa é uma oportunidade para atualizar esse plano”, ressaltou Martha, destacando que, por meio do Simu, os municípios poderão acessar as informações de todo o país, trocar experiências e estabelecer parâmetros de gestão. O sistema será validado com a aplicação em cinco cidades-piloto. 

 

Leia também:

Teresina: plano diretor inclui bike, calçadas e até arborização 

Avenidas de Teresina ganham faixas exclusivas de ônibus 

Aumentos na gasolina e na tarifa do ônibus desagradam população de Teresina


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário