"Precisamos ir além da mera construção de ciclovias"

Cidade pensada e construída para o carro, Brasília segue sendo um lugar inóspito e perigoso para pedestres e ciclistas. Leia o artigo de Uirá Lourenço

Notícias
 

Fonte: Correio Braziliense  |  Autor: Uirá Lourenço*  |  Postado em: 08 de abril de 2015

créditos: Uirá Lourenço


Manchetes recentes do exterior: “Paris e Madri restringem carros no centro e investem na bicicleta”; “França dará incentivo financeiro para uso da bicicleta na ida ao trabalho”. Manchetes da última semana, no Distrito Federal: “Ciclista morre após ser atropelado por ônibus próximo ao Sol Nascente”; “Morre o ciclista atropelado por jovem bêbado na L4 Norte”.

 

A boa fama de Brasília não resiste a um trajeto curto a pé ou de bicicleta. O respeito à faixa de pedestre, cuja campanha completou 18 anos, e as centenas de quilômetros de ciclovias construídas, sucumbem diante da hostilidade motorizada e da má qualidade da estrutura voltada a pedestres e ciclistas. 

 

O estado das calçadas, quando existentes, é lastimável, mesmo na região central. O milionário programa Asfalto Novo, do governo passado, recapeou incontáveis quilômetros de vias para carros e deixou intactas as crateras nas calçadas. Escassez de pontos de travessia, ausência de rampas e invasão dos espaços públicos por carros estacionados completam o cenário aos pedestres.

 

Para quem pedala, o ambiente é igualmente hostil. Como demonstrou o jornal Correio Braziliense em reportagem recente, as ciclovias padecem de erros graves: sem continuidade nos percursos, com muitos obstáculos e sem iluminação. Além do desconforto, a mais trágica consequência do descaso cicloviário são os atropelamentos. Em menos de uma semana, dois ciclistas foram mortos.

 

O novo governo, que se comprometeu com a mobilidade por bicicleta e com a segurança no trânsito, precisa mostrar ações práticas contra a violência. Entre os objetivos para a mobilidade urbana, o plano do atual governo prevê: “Priorizar o transporte não motorizado em relação ao motorizado”, “ampliar o uso de bicicletas para deslocamentos diários casa-trabalho e casa-escola”, “promover acessibilidade para as pessoas com deficiência” e “promover a paz no trânsito como política permanente de educação”.

 

Apesar do bem-intencionado plano de governo e da farta legislação federal (a exemplo do Código de Trânsito e da Política Nacional de Mobilidade Urbana) e distrital (pelo menos dez leis distritais versam sobre segurança e comodidade aos ciclistas), a realidade a quem pedala é repleta de obstáculos. Passados mais de três meses do início do atual governo, nenhuma melhoria foi notada. Pelo contrário, a lama e os buracos se acumulam ao longo das ciclovias. 

 

Entre os desafios postos ao governador, está a interligação segura das cidades-satélites ao Plano Piloto. Diariamente, trabalhadores usam bicicleta para ir trabalhar e se arriscam em rodovias com alto limite de velocidade, alto nível de imprudência e sem qualquer infraestrutura própria ao ciclista. A EPTG (Estrada Parque Taguatinga) está incluída no desafio. A via passou por mega-ampliação há alguns anos (num projeto curiosamente chamado de “Linha Verde”), mas até hoje carece de ciclovia e calçada. E tampouco funciona o corredor de ônibus projetado.

 

Muitas capitais europeias planejam, há décadas, a cidade com foco nas pessoas e não nos motores, com ganhos diretos: mais qualidade de vida, melhor uso do espaço público, menos poluição, menos congestionamentos e menor nível de sedentarismo e de obesidade. Considerando a experiência europeia, várias ações podem ser executadas: redução do limite de velocidade nas vias; conexão das ciclovias existentes; conversão de estacionamentos em espaços voltados ao lazer e à convivência; policiamento e fiscalização de trânsito feitos com bicicleta.

 

Além da mudança na infraestrutura, precisamos de mudança cultural. Mas, segundo dados publicados no Correio Braziliense, entre 2012 e 2014, o Detran-DF destinou a campanhas educativas apenas 3,5% dos R$ 356,9 milhões arrecadados com multas. Ou seja, investe-se muito pouco num instrumento importantíssimo para promover mudanças culturais. E, considerando os inúmeros carros diariamente estacionados sobre calçadas, ciclovias e canteiros, também se investe pouco em fiscalização. 

 

A mensagem final é simples: precisamos ir além da mera construção de ciclovias. Todos terão benefícios em cidade humanizada. Uma cidade em que se pode deixar os filhos seguirem pedalando ou caminhando até a escola, pois se sabe que os motoristas darão preferência e reduzirão a velocidade. Esses motoristas cidadãos entenderão que aquele jovem ciclista na rua pode perfeitamente ser um parente que precisa ser respeitado, independentemente da presença de agente de trânsito por perto.

Resultado de imagem para uirá lourenço
*Uirá Lourenço é colaborador do Mobilize e ex-presidente da ONG Rodas da Paz

  Artigo originalmente publicado pelo jornal Correio Brasilieente em 8/04/2015


Leia também:


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário