Soluções inteligentes para velhos problemas de mobilidade

Os serviços de entrega em bicicleta e sistemas de carros compartilhados, como o aplicativo Uber, têm terreno fértil para crescer nas cidades brasileiras

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Frontera Filmes  |  Autor: Du Dias  |  Postado em: 24 de junho de 2015

Entregas em bicicleta vêm crescendo em São Paulo

Bike-entregas tem potencial de crescimento em São Paulo

créditos: Frontera Filmes

 

A Frontera Filmes está produzindo uma webserie sobre sustentabilidade, chamada Conscient. Em seu segundo episódio o tema abordado é o transporte. Neste vídeo foram destacados dois serviços que vêm se popularizando nas grandes cidades, não só no Brasil mas também no resto do mundo: os bike courriers e o Uber. As imagens foram feitas em São Paulo, mas também poderiam ser de qualquer metrópole do país.

 

O serviço de bike courrier ganha eficiência à medida que o trânsito nas cidades piora. Além disso é mais barato que a concorrência dos motoboys, e muito mais sustentável, já que bicicletas são saudáveis, não poluem, não fazem ruído e quase não ocupam espaço. Paralelamente, as cidades brasileiras passaram a investir no modal, com a criação de ciclovias e ciclofaixas, o que vem tirando a bike do limbo em que se encontrava numa sociedade orientada para veículos automotores.

 

Já o aplicativo Uber chegou a sofrer algumas tentativas de cerceamento aqui no Brasil. Sob a alegação de que oferecia um serviço de táxi operando sem licença, a empresa teve que se defender na Justiça, alegando que oferecia carona. A liminar que proibia sua operação no país caiu e hoje o Uber já está presente em algumas capitais. Segundo seus representantes no Brasil, um veículo trabalhando para o Uber pode retirar até 20 carros de circulação.

 

Polêmicas à parte, assista abaixo o vídeo da Frontera Filmes:

 

 

Leia também:

30 documentários sobre mobilidade urbana 

Transporte limpo, por favor

Bikes vs Carros: filme chega às salas de cinema do Brasil

The Ride, 100 milhas de pedal nos EUA


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário