Quase 100% da frota de ônibus de Feira de Santana (BA) é reprovada

Ministério Público exige que substituição de veículos seja feita com urgência. Principal problema alegado por usuários é no sistema de freios

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1 BA  |  Postado em: 17 de julho de 2015

Volantes quebrados são um dos problemas dos ônibus

Volantes quebrados, apenas um dos problemas dos ônibus

créditos: Reprodução/TV Subaé

 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com uma ação na Justiça pedindo a renovação imediata da frota de ônibus urbanos de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. Segundo o MP, quase 100% dos ônibus vistoriados não têm condições de circular pela cidade. O principal problema apontado pelos passageiros é o sistema de freios.

 

Na semana passada, a prefeitura e as empresas que prestam serviço de transporte coletivo urbano em Feira de Santana foram acionadas na Justiça pelo MP-BA, que realizou inspeção em 186 veículos e reprovou 184. Diante do resultado, o órgão quer que os ônibus sejam substituídos com urgência.

 

Segundo o mecânico Adenervaldo Almeida, que pega quatro ônibus para ir e voltar do trabalho e gasta mais de R$ 10 por dia com o transporte, os veículos não têm qualidade e, principalmente, segurança. Almeida conta que já trabalhou empresas de ônibus, e sabe que os proprietários dos veículos não fazem manutenção adequada no sistema de freios.

 

Outra usuária do sistema reclama das condições precárias dos veículos. "Bancos quebrados. Tem ônibus que está com os vidros quebrados. Já cheguei a subir em ônibus sem janela e no dia estava chovendo", denuncia a auxiliar administrativo, Virgínia Carvalho.

 

Na estação do transbordo de Feira de Santana, foram encontrados veículos com pneus rasgados, janelas e volantes quebrados. O motorista Benedito Boaventura diz que tem medo de trabalhar. Segundo ele, os carros apresentam problemas com frequência, principalmente no sistema de freios. "É carro faltando roda, soltando freio, sem limpador, com vidro quebrado. A situação está feia", diz.

 

Em apenas uma semana, dois ônibus se envolveram em acidentes na cidade. No último dia 10 de julho, um veículo que faz a linha para o povoado de Terra Dura bateu em um poste após perder o freio. Apesar do carro estar lotado, ninguém se feriu. Quatro dias depois, outro ônibus quase invadiu uma oficina da rua no bairro Sobradinho. As causas do acidente são desconhecidas, mas há suspeitas de que o veículo também teve problema no sistema de freios.

 

O juiz Roque Rui Barbosa de Araújo, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, diz que ainda está analisando o pedido do MP-BA. A secretaria de Transporte de Feira informou que uma licitação foi aberta para contratar novas empresas, mas no mês de março o Tribunal de Justiça suspendeu a licitação. O sindicato das empresas de ônibus alega que tem enfrentado dificuldades financeiras porque faz muito tempo que não tem reajuste no valor das passagens.

 

Leia também:

Passageiros reclamam de trajeto longo e demora dos ônibus 24h de Salvador 

Obra de BRT em Feira de Santana (BA) é autorizada; Salvador ainda aguarda 

Semana Multimodal, para testar diferentes modos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário