Desafio avalia eficiência dos diferentes modais no Recife

Projeto serve como experimento urbano para avaliar aspectos como o custo de deslocamento, tempo, consumo calórico e quem emite menos CO2 nos diversos meios

Notícias
 

Fonte: JC Trânsito  |  Autor: JC Trânsito  |  Postado em: 22 de setembro de 2015

Desafio Intermodal de Recife

Desafio Intermodal de Recife

créditos: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

 

Pedestres, motoristas, passageiros e outros voluntários de veículos diferentes participaram da quarta edição do Desafio Intermodal do Recife, que se propõe a avaliar qual o meio de transporte mais eficiente nos horários de grande fluxo na capital pernambucana.

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (21), com concentração às 17h, no Marco Zero, no bairro do Recife. Os participantes saíram às 18h em direção à Praça de Casa Forte, na Zona Norte.

Segundo a organização do evento, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), o projeto serve como experimento urbano para avaliar aspectos como o custo de deslocamento, tempo, consumo calórico e quem emite menos CO2 entre os diversos meios.

Nesta edição, 13 modais participaram do desafio e cada um dos participantes teve liberdade de escolher seu trajeto. Quem chegou em primeiro no ponto de encontro foi o ciclista Tomás Tobias, com sua "bicicleta rápida" (veja explicação no vídeo), em vinte minutos e quarenta e sete segundos. Em último ficou o pedestre que seguiu a rota andando. Ele levou uma hora, trinta e oito minutos e sete segundos. Em penúltimo, o passageiro de ônibus, com uma hora, seis minutos e seis segundos.

 


Mas no ranking que avalia os quatro aspectos citados acima, o pedestre que fez o percurso correndo - e chegou em cinquenta e quatro minutos e quarenta e oito segundos - foi quem levou a taça.

Um dos organizadores do evento, Daniel Valença, afirma que a experiência tem como desafio gerar debates e reflexões sobre a mobilidade pernambucana.

 

Leia também:

Quem usa a bicicleta na cidade de São Paulo?

Lei que obrigava ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre é vetada no TJ

VII Desafio Intermodal do DF: ônibus quase empata com corrida


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário