Conheça Cris Ghattas, uma das vencedoras do #ClickMobilidade

Fotógrafa obteve o primeiro lugar do concurso pela avaliação do júri. A foto foi feita em Angkor Wat, no Camboja, quando algumas crianças pedalavam para ir à escola

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 25 de setembro de 2015

Conheça Cris Ghattas, uma das vencedoras do #Clic

Cris Ghattas, vencedora do #ClickMobilidade

créditos: Arquivo pessoal


Cris Ghattas é a autora da foto eleita pelo júri como vencedora do concurso #ClickMobilidade. A imagem captou três crianças indo de bicicleta para a escola na localidade de Angkor Wat, no Camboja, onde existem uma série de ruínas de templos da cultura Khmer. 

"É uma estrada de terra que liga os vários templos e eu estava em um dia especialmente feliz, por estar viva e poder conhecer aquele lugar. Estava economizando fotos porque tinha pouco espaço no cartão de memória, mas quando vi as crianças chegando com as bicicletas, não tive dúvidas e fiz ali minha homenagem aos bike lovers. A bicicleta é um símbolo de liberdade, que é o que falta para as crianças, e foi emocionante ver aquelas três usando a energia de seus próprios corpos para buscar o conhecimento na escola", lembra Cris.

1º lugar
Foto 89, de Cris Ghattas, tomada em Angkor Wat, no Camboja
Na descrição da imagem ela registrou o texto “A very special souvenir from Asia, to celebrate this morning, bicycle lovers, and my fiftieth shot here”

 

Formada em publicidade, Cris trabalha com cinema desde 1999, mas vive uma fase de mudanças. Fez um curso de fotografia em 2011 e agora estuda jornalismo literário, como uma possível promessa de novos rumos: "Gosto de fotografar de forma documental e tenho desde criança alguma vocação para escrever".

 

A opção pela bicicleta

Por que a bicicleta? "Comecei a pedalar em 2012. Sempre gostei de esportes e quando comecei a sentir a dificuldade de circular pelo trânsito, passei a usar a bike como meio de deslocamento. Daí, meu carro foi roubado, recebi o seguro, mas já não me sentia motivada a comprar mais um. Minha filha tinha apenas seis anos e fui chamada de louca por não ter um carro em São Paulo. Mas, fiz as contas e conclui que era mais vantajoso usar táxis e a condução da escola. Queria colaborar com a cidade, ter o prazer de pedalar. E a bicicleta mudou muito minha relação com o mundo, com a cidade, com as pessoas", completa. 

E por que decidiu participar do concurso? "Achei interessante compartilhar imagens sobre mobilidade, fiquei muito contente em participar", resume a fotógrafa, que usou uma câmera Canon Rebel para captar a imagem no Camboja. 

 

Para conhecer o trabalho de fotografia da Cris Ghattas, acesse os canais do Instagram: https://instagram.com/wayofbike e https://instagram.com/crisghattas/. Em breve, ela avisa, o trabalho de fotos e textos estará também disponível no site Conteudo Vivo.


Nos próximos dias vamos conversar também com os demais vencedores, Veja quem são eles:


2º lugar

Foto 26, de Daniel P. Sobreira, em um bairro de Luanda, Angola
Na descrição da imagem ele escreveu “Passarela cheia de gente em Luanda. A quantidade de pessoas impressiona”.

 

3º lugar
Foto 110, de Thiago Santos, do Coletivo Magrelas Aju, em Aracaju-SE
Texto da foto: "Limitações todos nós temos" 

 

 
 

Vencedor na categoria Mais Curtidas

Foto 84, “Tudo com Bike”, de Walter Arruda 


 

Galeria de imagens
As imagens finalistas estão disponíveis e destacadas em uma galeria especial, que ficará disponível para todos os leitores.Além dos vencedores e finalistas, ainda é possível ver todas as imagens inscrita no #clickmobilidade na página do próprio concurso. Confira! 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário