Briga por espaço no primeiro dia da Ciclofaixa Antônio Curado, no Recife

Inaugurada sem sinalização concluída, a via de 3,2 km teve carros, ônibus e até ambulantes disputando espaço com os ciclistas e pelo menos doze multas aplicadas

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: JC Online  |  Postado em: 10 de novembro de 2015

Moto invade área exclusiva da ciclofaixa, ontem (9

Moto invade área exclusiva da ciclofaixa, ontem (9)

créditos: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

 

Automóveis, motocicletas, ambulantes e até carrinho de bebê (!) disputaram espaço com ciclistas na Ciclofaixa Antônio Curado, em seu primeiro dia de funcionamento nesta segunda-feira (9), no Engenho do Meio, zona oeste do Recife.

 

Com 3,2 km de extensão, o equipamento foi inaugurado sem ter a sinalização concluída. Ainda assim, pelo menos doze multas foram aplicadas por circulação ou estacionamento no espaço exclusivo para bikes, de acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

 

A falta de respeito dos motoristas é proporcional à atenção que o município vem dando ao tema. Faltando pouco mais de um ano para o encerramento da atual gestão, que prometeu 76 km de rotas cicláveis, o Recife passou a contabilizar, ontem, 36,6 km. Ao contrário de rotas anteriores, a nova ciclofaixa chega com a ideia de uma rede integrada de 20 km que atende a dez bairros das zonas oeste e sul do Recife e passando por locais de grande interesse público. O problema é que ela se conecta com percursos há anos sem manutenção.

 

É o caso de alguns trechos da Ciclofaixa do Cavouco, com a pintura completamente apagada e sem tachões. A CTTU assegura que a antiga sinalização será recuperada até o dia 20, quando inaugura um outro percurso ciclável, o da Inácio Monteiro, no Cordeiro. “Vamos revitalizar também toda a sinalização da Ciclofaixa Tiradentes, que fará conexão com a Inácio Monteiro e a Arquiteto Luiz Nunes”, adianta a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. “E ainda será implantado outro percurso, este ano, em Jardim São Paulo”.

 

“Se fizerem de novo a pintura vai ser uma maravilha; desde a época do prefeito João Paulo as faixas das ruas João Veloso e Comendador Francisco Ferreira (parte da Tiradentes) se apagaram e ninguém mais pintou”, diz o entregador de água André Lima. Já a rua 21 de Abril, em Afogados – que já teve ciclofaixa e depois de apagada nunca mais se recuperou – continuará sendo tratada como uma ciclorrota (sem demarcação).

 

A Antônio Curado abrange as ruas Gaspar Perez, Mauricéia, Manoel Estevão da Costa, Antônio Curado e José dos Santos. As multas para quem estacionar ou transitar na ciclofaixa são de R$127,69 e R$574,62 e 5 e 7 pontos, respectivamente.

 

“A faixa está muito estreita e os ônibus param na ciclovia. Está fácil para acidentes”, avalia o aposentado João Paulo Serafim, de 69 anos.

 

Leia também:

Ciclistas no Recife enfrentam série de dificuldades, aponta estudo 

No Recife, nova ciclofaixa vai ligar 10 bairros da zona oeste 

Servidores em Pernambuco terão folga por irem de bicicleta ao trabalho


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário