Governo do ES promete estudos para transporte aquaviário

Após reação negativa com extinção de projetos, governo improvisa e promete estudos para reativar Aquaviário

Notícias
 

Fonte: Século Diário  |  Autor: Henrique Alves  |  Postado em: 22 de fevereiro de 2016

A ideia inicial é que haja duas linhas partindo de

A ideia inicial é que haja duas linhas partindo de Vitória

créditos: Reprodução/ TV Gazeta

 

Na base do improviso, o governo estadual tentou surpreender os moradores da Grande Vitória ao anunciar novos estudos e pesquisas para a implantação do Sistema Aquaviário na Grande Vitória. A ideia inicial é que haja duas linhas partindo de Vitória: uma para Vila Velha e outra para Cariacica. Mas ainda não há data para início dos estudos.

 

O anúncio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) é menos uma ação benevolente pela mobilidade na região do que uma tentativa de minimizar a reação negativa provocada pelo cancelamento dos projetos do Sistema BRT (vias exclusivas para ônibus na Grande Vitória) e de estudo para implantação de ciclovia na Terceira Ponte.

 

Publicadas no Diário Oficial do dia 11, os atos provocaram críticas severas ao governo Paulo Hartung (PMDB) nas redes sociais. Com as duas medidas, Hartung fechou uma espécie de ciclo de retrocesso e consolidou o retorno à estaca zero das ações de mobilidade urbana no Espírito Santo. O governador abortou todas as ideias que de alguma forma representavam a tentativa de transformar o modelo de mobilidade na Grande Vitória.

 

O objeto da mais nova promessa do governo Hartung foi justamente a primeira polêmica de seu governo na área de mobilidade. Com menos de um mês de empossado, Hartungcancelou o edital do Aquaviário, ato que igualmente provocou intensas reações negativas nas redes. 

 

O Aquaviário era um dos pilares do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) do governo Renato Casagrande. O anúncio do retorno do sistema provocou a expectativa de reconfiguração do hoje esgotado modelo de transporte público na Grande Vitória, sustentado pelo precário e caro Sistema Transol. 

 

A tarifa do Aquaviário seria a mesma do Sistema Transcol, com integração tarifária com os ônibus, cujos usuários não teriam custo para utilizar as barcas. O sistema contaria com cinco estações na fase inicial, localizadas na Prainha e Argolas/Paul (Vila Velha), Praça do Papa e Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica). Todas terão estacionamentos para veículos, bicicletários, banheiros e lanchonetes.

 

Leia também:

Até o fim de março, Vitória terá 200 bicicletas de aluguel 

Em Vila Velha (ES), rua exclusiva para pedestre anima comerciantes 

Viagens de ônibus podem ficar até 20 minutos mais rápidas em Vitória 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário