Holanda lança protótipo de bicicleta com painel solar na roda

Protótipo criado por Start-Up holandesa e alunos da Universidade de Eindhoven tem painéis solares na roda e se autorrecarrega de dia ou quando se pedala

Notícias
 

Fonte: Euronews  |  Autor: Luís Guita  |  Postado em: 09 de março de 2016

Bicicleta elétrica gera a própria energia

Bicicleta elétrica gera a própria energia

créditos: Reprodução

 

A Start-Up holandesa Solar Application Lab e um grupo de estudantes da Universidade Técnica de Eindhoven lançaram o protótipo de uma bicicleta elétrica movida a energia solar.

 

Toda a potência necessária vem de painéis solares que cobrem a roda dianteira.

 

“Nós desenvolvemos a primeira bicicleta elétrica com painéis solares na roda. Este é um produto capaz de se auto recarregar durante o dia ou quando se anda de bicicleta”, afirma o diretor executivo da Solar Application Lab, Marc Peters.

 

As primeiras bicicletas solares apareceram no mercado em finais de 1980, mas tinham um reboque com os painéis solares.

 

Devido ao progresso da tecnologia solar, o protótipo holandês é um dos primeiros onde apenas a roda da frente está coberta com painéis solares, além de também compensar os dias de pouca luz solar.

 

Esta bicicleta deverá custar cerca de 2.500 euros e será lançada em 2018.

 

“A maior inovação foi conseguida com a colaboração das pessoas. Trabalhamos em conjunto com os alunos que disseram: 'Nós achamos que temos a solução para o problema de muita sombra e pouca luz'. E, através da eletrônica, encontraram uma maneira muito interessante de solucionar o problema,” revela Marc Peters

 

As bicicletas são historicamente um transporte muito popular na Holanda, onde um quarto de todas as viagens é feito de bicicleta.

 

Para que os ciclistas melhorem a sua experiência, várias iniciativas foram lançadas nos últimos anos. Entre as inovações está, por exemplo, a ciclovia solar, que tem painéis solares embutidos. A ciclovia solar foi criada há um ano e até agora já produziu mais energia do que o esperado.

 

 

 

Leia também:

Qual o melhor bicicletário para SP? Prêmio de design propõe o desafio 

Bikes poderiam economizar US$ 25 trilhões de cidades até 2050 

1ª ciclovia solar do mundo já produz mais energia do que o esperado 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário