Metrô-DF anuncia pesquisa sobre mobilidade urbana

Levantamento será feito até setembro em 20 mil residências de todo o DF e definirá plano de ações para o sistema sobre trilhos nos próximos vinte anos

Notícias
 

Fonte: Correio Braziliense/ Metrô-DF  |  Autor: Correio Braziliense  |  Postado em: 11 de abril de 2016

DF faz pesquisa de mobilidade sobre trilhos

DF faz pesquisa de mobilidade sobre trilhos

créditos: Antuerf

 

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) anunciou na última quinta-feira (7) a Pesquisa de Mobilidade Urbana do DF (PMU), que fornecerá dados para todos os atores envolvidos no planejamento do sistema de transporte público, como metrô, ônibus e trem regional.

 

Até setembro próximo serão entrevistados 50 mil moradores em 20 mil residências de todas as regiões administrativas. O resultado da PMU vai direcionar a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT/DF).

 

Esse é o primeiro plano de desenvolvimento especificamente direcionado para trilhos. Serão coletados dados socioeconômicos, deslocamentos e as características de cada morador. Esse plano é o mais abrangente levantamento de informações de mobilidade realizado até hoje na capital. As entrevistas serão feitas nas áreas urbanas, em todas as regiões administrativas, de terça a sábado.

 

O estudo permitirá conhecer o padrão de deslocamento da população e, assim, nortear decisões e priorizar projetos que atendam às principais necessidades dos moradores de todas as regiões administrativas. 

 

Esta é a segunda fase da pesquisa. A primeira iniciou em setembro do ano de 2015 e foi responsável por recolher entrevistas de passageiros e motoristas de automóveis, motos e caminhões. A pesquisa foi feita em 79 pontos de bloqueio em 29 vias do DF e sete pontos de acesso entre o DF e Goiás. Nesta segunda fase, o foco são os domicílios. O diagnóstico será entregue ao Metrô em julho de 2017.

 

Padrões de deslocamento

A pesquisa permite conhecer o padrão de deslocamento da população e, assim, direcionar decisões e priorizar projetos para beneficiar a mobilidade do DF. Segundo o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, os estudos possibilitarão definir os corredores de transporte público que atendam às necessidades de deslocamento, para melhorar a qualidade de vida dos moradores do DF e do Entorno.

 

Para o gerente de Projetos do Consórcio PDTT, German Freiberg, as informações que estarão presentes nas entrevistas são: de qual o meio de transporte que cada morador usa para chegar ao trabalho, à escola, quanto tempo gasta e qual a frequência desse deslocamento.


PDTU de 2010

Levantamento realizado no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do DF (PDTU) em 2010 indicou que 40% das viagens feitas no DF tinham como destino a região de Brasília. A frota veicular cresceu cerca de 75% entre 2001 e 2009. Além disso, mais da metade das viagens motorizadas realizadas foram realizadas em automóvel.

 

Serviço

Mais informações sobre a pesquisa PMU no site www.pmudf.com.br. Também pode-se ligar, gratuitamente, para a Central de Atendimento da Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal (0800-738-4818), de 2ª a 6ª feiras, das 9h às 17h. Os canais da Ouvidoria e o Whatsapp (61-9220 0176) do Metrô-DF também servirão como canais à população para a busca de informações e esclarecimento de dúvidas.


Leia também:

Manifesto pede por ferrovias e avanço na mobilidade urbana sobre trilhos

Cidadania e mobilidade: Como cobrar direitos e exigir melhorias do poder público 

Governo federal vai liberar verba para estudos do VLT e do metrô na Asa Norte em Brasília

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário