Maratona Calçada Cilada 2016 divulga resultados

Em um mês de campanha, mais de 2.000 problemas em calçadas foram apontados por voluntários em quase 80 cidades de todo o Brasil

Notícias
 

Fonte: Corrida Amiga / Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de abril de 2016

Maratona Calçada Cilada 2016 divulga resultados

Mapa #CalçadasCilada do Brasil

créditos: Corrida Amiga/ Cidadera


Andar a pé é, por essência, mobilidade sustentável. Mas, infelizmente, ainda nos deparamos com muitas ciladas sob a forma de calçadas mal cuidadas e ausência de acessibilidade.

Sensíveis a esse problema, os ativistas do Corrida Amiga, com o apoio de organizações parceiras - entre elas o Mobilize Brasil - idealizaram a maratona Calçada Cilada 2016, mapeando irregularidades nas calçadas por meio do aplicativo Cidadera, uma interface interativa e prática que permite que qualquer pessoa faça uma denúncia do estado das calçadas, ruas e passeios de sua região.

Neste ano, o gol da campanha Calçada Cilada 2016 é destacar o debate da acessibilidade universal e inclusão, especialmente após a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015).

Atividades
Nessas quatro semanas, a campanha desenvolveu uma série de atividades, envolvendo crianças, pessoas com deficiência e ativistas de organizações da sociedade civil. Entre os principais resultados, destacam-se:

# Um total de 2.017 ocorrências em cerca de 80 municípios de 17 Estados, contando com o apoio e participação de cerca de 40 organizações parceiras. Os comentários mais recorrentes dos mapeamentos referem-se a calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas (por comerciantes, resíduos, entulhos, carros etc.). Isso, quando há calçadas, pois em muitos locais esse espaço é inexistente.

# Novamente, com o apoio de voluntários, a campanha pretende pressionar os órgãos responsáveis dos municípios avaliados, em SACs, mídias sociais, páginas/comunidades das prefeituras, para continuar reivindicando um posicionamento em relação a estes resultados e, na medida do possível, uma resposta concreta para a solução dos problemas encontrados.

 

# Outro aspecto importante é dar continuidade ao fortalecimento do movimento em prol da mobilidade a pé e acessibilidade conquistado por meio da maratona, que articulou inúmeros grupos em várias cidades do Brasil. Um dos desdobramentos será o apoio a outras ações de estímulo à mobilidade a pé, como a "Campanha Calçadas do Brasil + 2016" que o Mobilize Brasil realizará no segundo semestre.

O objetivo, agora, é reunir metodologias de avaliação da caminhabilidade de várias organizações (Corrida Amiga, Cidade Ativa, ANTP, ITDP e Mobilize) para desenvolver um trabalho nacional de estímulo à melhoria das calçadas e demais recursos de apoio ao pedestre.

Leia o
relatório final da maratona #CalçadaCilada


Leia também:
Guia prático para a construção de Calçadas
Caminhada com as Crianças na campanha Calçada Cilada
Cidades mais ativas e segurança viária – Cidade Ativa
Calçadas – Brasilia Para Pessoas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário