Paraná registra cinco colisões por dia entre veículos e ciclistas

Em 2016, foram totais 590 colisões, com 602 vítimas, sendo dez delas fatais, apontam dados da Polícia Militar do Paraná

Notícias
 

Fonte: AN Notícias/ Agência de Notícias do PR  |  Autor: AN Notícias  |  Postado em: 16 de maio de 2016

Ciclistas e pedestres não vêm sendo respeitados no

Ciclistas e pedestres não vêm sendo respeitados no PR

créditos: Divulgação

 

De janeiro a abril deste ano de 2016, foram registradas 590 colisões entre automóveis e bicicletas no Paraná, revela o Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do estado e do Corpo de Bombeiros.

 

São 602 vítimas, sendo dez delas fatais. Segundo o Detran do Paraná, a principal causa dos acidentes está no desrespeito às ciclovias, tanto em razão da ultrapassagem dos limites desse espaço pelos condutores como pela desatenção dos ciclistas. 

 

Este é o tema do vídeo divulgado neste domingo (15), dentro da campanha “31 dias para mudar o trânsito”, parte das ações para o Maio Amarelo. 

 

“Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 30 acidentes envolvendo ônibus e bicicletas no Paraná. A diferença de tamanho torna mais grave a colisão. Por isso, reforçamos, no trânsito o maior sempre deve cuidar do menor”, lembra o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

 

Calçadas e ciclovias

Na intenção de prevenir acidentes deste tipo e reorganizar o espaço urbano, o governo do Paraná tem realizado duplicações e construído calçadas e ciclovias. As obras estão sendo executadas no trecho Pinhais - Piraquara (14 km), Colombo (6,5 km), Estrada do Cerne (11 km) e Litoral do Paraná (3,5 km). 

 

Além destas, estão programadas ainda obras de 51 km de ciclovias e 23 km de calçadas e ciclovias entre Matinhos e Praia de Leste (24 km), Curitiba e Rio Branco (23 km) e Londrina e Guaravera (27 km). 

 

A coordenadora do programa Ciclo Paraná, Daniela Janaína Pereira Miranda, conta que o estado tem investido para implementar ações que consolidem a utilização da bicicleta não somente como meio de lazer e prática esportiva mas também como meio de transporte. 

 

O Ciclo Paraná promove políticas estruturais por meio de educação no trânsito, relacionadas ao uso da bicicleta nas mais diversas situações. São seminários e outras ações educativas sobre os direitos e deveres no trânsito. Miranda explica que um dos objetivos é fazer com que as pessoas entendam a importância do respeito e cidadania na prevenção de acidentes de trânsito. 

 

Leia também:

Frota do Paraná cresce oito vezes mais que população 

Em Curitiba, Cartão Respeito amplia tempo de semáforo para pessoas com deficiência 

Curitiba começa a ganhar mais uma Via Calma


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário