Sequência de equívocos resultou na queda de ciclovia, diz Crea

Laudo do Conselho de Engenharia aponta falhas no estudo do projeto, na licitação e na fiscalização da ciclovia Tim Maia, no Rio

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Marina Brandão  |  Postado em: 30 de maio de 2016

Projeto não cogitou ação vertical das ondas na cic

Projeto não cogitou ação vertical das ondas na ciclovia

créditos: Fernando Frazão/ Agência Brasil

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) divulgou na última quarta-feira (25) os resultados do estudo realizado sobre a queda da Ciclovia Tim Maia, que deixou dois mortos no dia 21 de abril. O presidente do conselho, Reynaldo Barros, classificou o desabamento como uma “sequência incrível de equívocos por todos os órgãos envolvidos”.

 

"Todos falharam. Toda a cadeia de participação nesse processo falhou. Contratar uma obra desta envergadura com somente três empresas — que demostraram não ter expertise - sem um estudo prévio é um grande erro", afirmou Barros.

 

Segundo o relatório, os projetos básico e executivo não levaram em consideração que as ondas poderiam atingir verticalmente a estrutura da ciclovia, conforme antecipou a reportagem do jornal O Globo. 

 

Para Barros, a falta de estudos oceanográficos foi uma das principais causas da queda, já que a única referência de cálculo das empresas foi considerar em todos os vãos o efeito de ondas somente até a altura dos pilares, de 2,5 metros.

 

Além disso, o relatório criticou a falta de avaliação do projeto por um profissional independente. Segundo o representante do Crea, faltou uma opinião imparcial, como exige a norma brasileira de projetos.

 

"Isso é fruto de um modelo já esgotado de contratação, tanto no Rio como no Brasil. É um equívoco técnico enorme. Quem projeta não constrói, e quem constrói não fiscaliza. O modelo de contratação de obra pública precisa ser revisto em todo o país", defendeu.

 

Obras

Ele acredita que seja “pouco provável” que as obras sejam finalizadas até o início da Olimpíada, em agosto, conforme anunciou o prefeito Eduardo Paes ao sinalizar a reabertura da ciclovia.

 

"O tempo vai depender do estudo a ser realizado, do tipo de construção. Tudo é possível, mas sem um estudo preliminar, acho pouco provável que dê tempo. Está muito em cima", disse o presidente do Crea.

 

O relatório será encaminhado para a Câmara de Engenharia Civil do Crea, que, se julgar necessário, pode encaminhá-lo à Comissão de Ética. Nesse caso, os profissionais serão julgados com direito a ampla defesa e podem ser absolvidos ou receber punição, que vai desde advertência privada ou pública à cassação da carteira. O relatório também vai ser encaminhando para o Ministério Público Estadual e o Federal.

 

Leia também:

Ciclovia de 14 km em área carente do Rio de Janeiro custou R$ 35 milhões 

Devagar, quase parando 

Justiça autoriza reabertura parcial da ciclovia Tim Maia, no Rio 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário