Fortaleza inaugura serviço de bikes de aluguel integrado ao transporte público

Cinquenta bicicletas fazem parte de projeto-piloto no terminal Parangaba. Sistema será ampliado a outros terminais e pontos estratégicos da capital do CE

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: Caio Faheina  |  Postado em: 03 de junho de 2016

Aluguel deve ser feito através do aplicativo Bicic

Aluguel deve ser feito no aplicativo Bicicleta Integrada

créditos: Reprodução

 

A primeira estação de bicicletas integradas com o transporte público coletivo foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (1) no Terminal da Parangaba, em Fortaleza. Diferentemente do Bicicletar, sistema de compartilhamento de bicicletas já instalado na cidade, o novo projeto permite que o usuário integre bicicletas e coletivos utilizando o mesmo Bilhete Único. O modelo, único do País até agora, é uma parceria entre a Prefeitura e o grupo Marquise.

 

Com 50 bicicletas, o projeto-piloto pretende estimular o uso desse meio de transporte nas pessoas que precisam pegar um segundo ônibus para seguir do terminal para casa ou local de trabalho. “O cidadão pode sair do terminal, pegar uma bicicleta e devolvê-la depois”, explicou o prefeito, Roberto Cláudio (PDT).

 

Conforme Roberto Cláudio, todos os sete terminais de ônibus serão contemplados com a integração dos modais até o fim deste ano. Ainda segundo o prefeito, a manutenção dos equipamentos não traz custos para a Prefeitura porque as estações serão patrocinadas. “Estamos buscando parceiros privados para bancar esta iniciativa. Em troca, eles têm o direito de publicizar suas marcas”.

 

O gestor, que testou o equipamento durante a inauguração, afirmou que estações serão instaladas, também, em paradas de ônibus que concentram muitas pessoas, como a do hospital Antônio Prudente, no Bairro de Fátima.

 

De acordo ele, o tempo de uso das bicicletas é de até 14 horas, possibilitando ao usuário, inclusive, “fazer a pernoite com ela (bicicleta)”. Os equipamentos retirados a partir das 17 horas das sextas-feiras e vésperas de feriado poderão ser devolvidos até as 9 horas do próximo dia útil.

 

O serviço deve facilitar a rotina de Davi Bessa, 15. Mesmo morando perto do terminal, o estudante precisa pegar um ônibus no local para chegar a casa. “Os ônibus são lotados à noite. Com mais uma opção, o deslocamento fica mais fácil”, projeta.

 

Cadastro

Diferentemente do sistema Bicicletar, com o qual o novo projeto não se integra, o cadastro para uso das bicicletas do Terminal da Parangaba não exige inscrição de cartão de crédito. Para se inscrever, o usuário precisa apresentar RG, CPF, Bilhete Único — cadastrado no CPF do utilizador — e comprovante de endereço no posto de cadastramento localizado dentro do terminal. Quem não tem Bilhete Único pode se cadastrar na hora. Não são cobradas taxas de adesão. Além do Bilhete Único, a remoção da bicicleta pode ser efetuada pelo aplicativo Bicicleta Integrada ou pelo autoatendimento via telefone.

 

Saiba mais

A partir de ontem (2), começaram a operar na Cidade seis novas estações do Bicicletar. Com isso, chega a 80 o total de estações em operação, com 800 bicicletas circulando. O sistema não se integra ao novo projeto lançado ontem.

 

As novas estações ficarão na rua Barão do Rio Branco, próximo à Faculdade Lourenço Filho; na rua Eliseu Uchôa Beco, na altura da Estácio/FIC Via Corpvs; e quatro na avenida Washington Soares, próximas ao Fórum Clóvis Beviláqua, Unifor, Shopping Salinas e Shopping Iguatemi.

 

Com as inaugurações, a meta de estações para 2016 foi alcançada. A previsão da Prefeitura é chegar ao total de 300 estações até 2018.

 

Ponto de vista

Este novo formato dialoga um pouco mais com a mobilidade urbana: tende a aumentar o número de usuários da magrela - chave para a consolidação dos modos de deslocamento ativo - e chama atenção para a nova era da dinâmica urbana. É também um gancho para que o poder público inicie medidas educativas que conscientizem motoristas e motociclistas de que, no trânsito, há espaço para todos, e que os mais vulneráveis (ciclistas e pedestres) devem ser respeitados e protegidos pelos condutores de veículos de maior porte.


Leia também:

Em Fortaleza, carros elétricos compartilhados devem começar a operar em julho 

VLT de Fortaleza inicia operação em setembro, diz governador 

Bicicletas do Brasil invadem São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário