Ações de rua agitam a Virada Sustentável neste fim de semana em SP

Eventos "Rua Para Todos" em São Miguel, e "Cubo na Praça" nos Jardins, acontecem a partir desta sexta (26) e vão até domingo. Participe!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Assessoria WRI  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de agosto de 2016

Ilustração do evento Rua Para Todos, em São Miguel

Ilustração do evento Rua Para Todos, em São Miguel Paulista

créditos: Divulgação

 

Promover a ocupação do espaço público e incentivar as pessoas a participarem da construção de cidades mais humanas. Estes os objetivos de dois eventos* distintos, organizados pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, que acontecem neste final de semana em São Paulo.

 

São duas ações de rua, uma na zona leste e outra na zona oeste da cidade. "Rua Para Todos" acontece em São Miguel (zona leste) e "Cubo na Praça", nos Jardins (zona oeste), e ambas fazem parte da programação da 6ª edição da Virada Sustentável. 

 

Com estas intervenções, a ideia é convidar as pessoas a experimentarem e pensarem novas formas de viver a cidade. O evento quer mostrar que, além de importância para o ambiente urbano, a vivência em ruas abertas e praças pode ser algo muito interessante e divertido. 

 

Duas atrações 

Na sexta-feira (26), a organização promove o evento Rua Para Todos, no centro de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. A rua Américo Gomes da Costa será aberta para pedestres (no trecho entre a avenida Marechal Tito e a rua Padre Francisco Marcondes Improta), das 14h às 19h. 

 

Estão previstas diversas atividades, como oficinas de yoga, skate e graffiti, apresentações musicais (hip-hop, forró e MPB), horta urbana e sessões de bate-papo, entre outras, ao longo da tarde. 

 

Quem participar também poderá conhecer as medidas que serão implementadas no bairro para criar um ambiente urbano mais seguro. 

 

Área 40

Um exemplo é o projeto de Área 40 em São Miguel Paulista, vias delimitadas onde a velocidade máxima regulamentada pela prefeitura será de 40 km/h. Além de melhorar a segurança de pedestres e ciclistas, os integrantes mais vulneráveis do sistema viário, a medida busca trazer uma convivência pacífica na cidade, com a redução de acidentes e atropelamentos.

 

“Pequenas alterações no desenho das vias causam uma mudança de comportamento das pessoas. O desenho das ruas e avenidas determina como os pedestres, ciclistas e motoristas vão se deslocar. As alterações nas ruas de São Miguel vão contribuir para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito”, ressalta Daniely Votto, do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

 

Cubo na região da Paulista

Do outro lado da cidade, nos dias 27 e 28 de agosto (sábado e domingo), um cubo de 9 m2 estará montado na Praça Alexandre de Gusmão (ao lado do Parque Trianon, próximo à Avenida Paulista) e abrigará dezenas de atividades, das 11h às 18h. A ação (Vida)³ na Praça será palco de debates, atividades lúdicas, oficinas, exposições fotográficas e atrações musicais. 

 

No interior do Cubo, serão discutivos temas relevantes para pensar a construção de cidades mais humanas, como o papel do poder público na mobilidade e o papel das pessoas no desenvolvimento de ambientes urbanos melhores para todos. O espaço também terá oficinas de conserto de bicicletas, aulas para fazer uma pequena horta, walking tours, customização de bicicletas e música.

 

(Vida)³ na Praça montará um cubo na região dos Jardins em SP. Imagem: Divulgação

 

Em paralelo, duas exposições fotográficas poderão ser visitadas: Identidades Urbanas, com fotos que refletem o trabalho da organização WRI em cidades pelo mundo, e a exposição Mobilidade em 1 Instante, onde as diferentes nuances da mobilidade estão eternizadas no instante de uma fotografia. Durante todo o dia, haverá ainda bikefoods e venda de alimentos orgânicos.

 

A programação completa dos dois eventos pode ser vista em: http://wricidades.org/eventos/vida³-na-praça e http://wricidades.org/eventos/rua-para-todos.

 

*Em caso de chuva, os eventos serão transferidos para sexta, sábado e domingo seguintes.

 

Leia também:

Nova York devolve aos pedestres 60 quarteirões por um dia 

O desenho urbano que salva vidas

Vídeo de animação discute redução da velocidade no trânsito 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário