Bicicleta vence (de novo) o desafio intermodal em Curitiba

Pelo segundo ano consecutivo, a bicicleta venceu o 10º Desafio Intermodal na última sexta-feira (23) na capital do Paraná

Notícias
 

Fonte: INC Pautas  |  Autor: INC  |  Postado em: 26 de setembro de 2016

Moto e bicicletas no desafio intermodal: percurso

Moto e bicicletas no desafio intermodal: percurso de 10 km

créditos: Cesar Brustolin / SMCS

 

Aconteceu tal como no ano passado: a bicicleta foi o meio de transporte vencedor do 10º Desafio Intermodal realizado em Curitiba na última sexta-feira (23). 

 

A magrela levou também a melhor nas cinco primeiras posições e consolidou o modal como o mais eficiente em horário de pico na capital paranaense. 

 

Com uma bicicleta convencional, o ciclista Nestor Cortês conseguiu fazer os 10 km entre o Centro Politécnico (local da largada) até a Praça Santos Andrade (Centro) em 17 minutos e 51 segundos, baixando em um minuto e treze segundos a marca de 2015. 

 

Cortês, que não é atleta profissional, usa a bicicleta diariamente para ir trabalhar e para treinar aos finais de semanas. Na chegada, ele comentou como foi a experiência: “É importante registrar que antes havia pouca estrutura cicloviária em Curitiba e era perigoso porque a gente tem que respeitar as leis de trânsito. Não podíamos usar a faixa da canaleta de ônibus. Mas hoje tem a ciclovia da Avenida das Torres que eu usei e depois peguei a ciclovia da Engenheiros Rebouças e cheguei na UFTPR. Dali eu vim para a Santos Andrade sem problema usando o tráfego local. A estrutura para ciclista ficou melhor em Curitiba”, declarou o vencedor da prova. 

 

Os presentes na praça Santos Andrade puderam acompanhar o deslocamento em tempo real no telão instalado em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tradicional desafio reuniu diferentes modais na capital paranaense e teve como novidade o monitoramento em tempo real. 

 

A maratona envolveu carro, carro elétrico, motocicleta, táxi, ônibus, bicicleta, bike elétrica, ônibus, pedestre caminhando, pedestre correndo e cadeirante. 

 

O evento foi organizado pelo programa de extensão Ciclovida da UFPR, com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Universidade Tecnológica do Paraná  (UFTPR) e do Instituto Lactec. 

 

Leia também:

Desafio de mobilidade reúne candidatos à Prefeitura do Recife 

Mobilidade por Bicicleta e os Desafios das Mulheres de São Paulo

Virada da Mobilidade inova e inclui cadeirantes no Desafio Multimodal 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário