Brasilia Para Pessoas

10
março
Publicado por Brasília no dia 10 de março de 2023

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Me mudei para Brasília em 2005. Já usava bicicleta como meio de transporte e decidi manter o hábito. As vias largas, de alta velocidade, e a falta de ciclovias (que só começaram a ser construídas anos mais tarde) não me intimidaram.

Trabalhei no Ministério do Meio Ambiente (MMA) e parava a bike no espaço singelo (descoberto, do lado de fora) e pouco utilizado. O amplo estacionamento de carros era bem mais disputado entre os servidores. Apesar de estar num órgão ambiental, era estranho chegar num veículo não poluente.

Próximo ao MMA, espaço para bicicletas e estacionamento cheio de carros.

Foi nessa época que passei a pedalar com roupa normal de trabalho. No início ia de bermuda e levava a calça na mochila para trocar. Ao ser barrado na portaria algumas vezes, sem poder ir de bermuda até o banheiro próximo (no térreo), decidi que seria mais prático já sair de casa com a vestimenta de trabalho.

Quando mudei de órgão, do MMA para a Câmara Legislativa (CLDF), continuei firme na bike. O trajeto pela Asa Norte era tranquilo e o estacionamento de carros era bem disputado entre servidores e visitantes. Cheguei a ir algumas vezes de ônibus, mas havia poucas linhas e o trajeto era bem mais demorado. Mesmo sem vagas próprias para bicicletas eu me virava bem. O bicicletário improvisado ficava bem perto da minha sala.

No antigo prédio da CLDF, minha bicicleta estacionada e o ponto de ônibus precário.

Felizmente alguns caminhos pela cidade melhoraram. Na Asa Norte, na via W4 por onde passava com frequência, a ciclovia começou a ser construída em 2012. O caminho arborizado no canteiro central atrai muitos pedestres e ciclistas, que se deslocam ou usam o espaço por lazer e esporte. Outras ciclovias começaram a sair do papel nessa época, como a da L2 Norte.

Ciclovias em obras (2012) na Asa Norte: W4 e L2.

Resolvi contar um pouco como iniciei minha relação com Brasília e com a bike. As árvores frondosas, as aves e o horizonte livre me encantavam e continuam alegrando o trajeto. Nesses quase 18 anos na cidade, a bicicleta me possibilitou conhecer muitos lugares e muitas pessoas, além dos vários outros benefícios por conta de ser um veículo ágil, prático, saudável e econômico. 



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Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
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