Consórcio da linha 6-Laranja do Metrô de SP deve trocar de mãos

Bancos BTG e Santander buscam comprador para o consórcio Move São Paulo, que suspendeu os trabalhos desde setembro do ano passado

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Fonte: Metrô CPTM  |  Autor: Ricardo Meier  |  Postado em: 02 de março de 2017

Tatuzão da Linha 6: possível troca de sócios à vis

Tatuzão da Linha 6: possível troca de sócios à vista

créditos: Divulgação STM

  

Demorou, mas enfim o consórcio Move São Paulo deve passar para outras empresas. Responsável pela obra da Linha 6-Laranja, a primeira PPP plena do setor, o consórcio suspendeu os trabalhos desde o dia 5 de setembro do ano passado. A razão é que parte de seus sócios está envolvida na operação Lava Jato (Odebrecht e Queiróz Galvão) e por isso não pode mais obter financiamento a juros baixos do BNDES.

 

Sem dinheiro, a Move São Paulo parou a obra e o governo do estado passou meses sem tomar uma atitude prevista no contrato, preferindo tentar ajudar a empresa a encontrar uma saída. Agora, os bancos BTG e Santander estão à procura de interessados em adquirir o direito de construir e operar a Linha 6 do Metrô de São Paulo, como informa a Coluna do Broad, do Estadão. Precisando fazer caixa após perder vários negócios e ver sua receita cair drasticamente, a Odebrecht agora corre para se livrar de ativos.

 

Túneis

Com o aprofundamento das investigações da Lava Jato ficou claro que os atuais sócios seriam um obstáculo para a retomada das obras. O grupo que assumir a Linha 6 terá pela frente cerca de cinco anos de obras para colocar em operação uma linha com 15 km de extensão e previsão de atender mais de 600 mil passageiros por dia. O ramal liga a região da Brasilândia (zona norte) à estação São Joaquim (Liberdade), passando por várias outras linhas como a 7 e 8 da CPTM, 4 da ViaQuatro e 1 do Metrô.

 

A previsão até antes da interrupção era de que ficasse pronta em 2021. No momento, alguns canteiros estão até em estágio avançado, como o VSE Tietê, onde os dois tatuzões (foto) que escavarão os túneis encontram-se desmontados. A maior parte das desapropriações, principal problema da linha até então, já está resolvida.

 

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Comentários

Joelson teixeira de santana - 05 de Fevereiro de 2018 às 10:29 Positivo 0 Negativo 0

Esperança e determinação em fazer o melhor em todas açoês

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