Audiência dia 24 discutirá padrões de qualidade do ar no Brasil

Encontro reunirá especialistas para debater a proposta do Conama que revê exigências de qualidade do ar no país. Poluição causa a morte de 51 mil brasileiros/ano

Notícias
 

Fonte: Proam / Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de maio de 2018

Van emite fumaça preta em rua de São Paulo

Van emite fumaça preta em rua de São Paulo

créditos: Arquivo Mobilize

Está marcada para 24 de maio, em São Paulo, a Audiência Pública para debate da proposta do Conselho Nacional de Meio Ambiente para a revisão dos padrões de qualidade do ar no Brasil.  A notícia, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), poderia ser positiva, caso a revisão significasse a elavação dos padrões aos níveis da União Europeia.

 

Mas, ao contrário, a nova proposta de resolução piora e reduz as exigências de qualidade do ar, alertam os especialistas do  Proam. "A minuta do Conama para revisão dos padrões de qualidade do ar é um insulto ao pulmão dos brasileiros!", diz a nota da organização. Segundo a OMS, aproximadamente 51 mil pessoas morrem no Brasil todos os anos em função da poluição do ar. Em média, são 140 pessoas por dia, principalmente crianças e idosos. Na visão do Proam, o teor da proposta deixará o Brasil atrás do Chile, Colômbia, México, Índia, China e muitos outros países que estão saindo do imobilismo com políticas públicas por ar limpo.
 

O Proam aponta os principais problemas da proposta:

 - A minuta não fixa prazos para atingimento de padrões de qualidade do ar, favorecendo os estados que não querem monitorar nem fiscalizar a poluição;

- Também favorece fabricantes de veículos poluentes, como os ônibus e caminhões movidos a diesel.

 - O licenciamento ambiental continuará a ser concedido com base em valores defasados, o que permitirá mais atividades poluidoras em áreas já saturadas por poluentes. 

 - Os níveis de poluentes estabelecidos na minuta para o disparo de alertas à população são muito elevados. Os valores de material particulado MP10 são mais do que o dobro do recomendado pela OMS. Isso retardará ou impedirá as medidas para solucionar episódios de poluição. E a população sequer será informada sobre os riscos que está correndo. 

A audiência pública reunirá especialistas em controle de poluição, médicos, juristas, especialistas em políticas públicas, ambientalistas e cidadãos, que juntos farão uma análise da proposta do Conama.

 

Veja o edital da Audiência Pública

"Edital de Convocação de Audiência Pública: “Avaliação da proposta de minuta do Conama sobre Padrões de Qualidade do ar para o Brasil e suas Consequências para o Meio Ambiente e a Saúde  - Revisão da Resolução 03/1990 

O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), o Instituto Saúde e Sustentabilidade, os Membros do Ministério Público Federal que atuam como Conselheiros junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Grupo de Trabalho 4ª CCR - Qualidade do Ar e a 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, por seu Coordenador, o Subprocurador-Geral da República Nívio de Freitas Silva Filho, no uso de suas atribuições legais e institucionais, nos termos do artigo 129, II, c/c artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, I, da Lei Complementar nº 75/93 e na Resolução nº 82/2012 do Conselho Nacional do Ministério Público, tornam público que será realizada a Audiência Pública “Avaliação da proposta de minuta do Conama sobre padrões de qualidade do ar para o Brasil e suas consequências para o meio ambiente e a saúde - revisão da Resolução 03/90”.

Leia o edital completo no site do Ministério Público Federal

 

Serviço:
Audiência Pública
Dia 24 de maio de 2018, a partir das 9h, no auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2020, Cerqueira César, São Paulo-SP.

 

Leia também:
Ônibus Euro 6 já no Brasil. Por que não?
"Fumantes passivos" da poluição do ar
Médicos de vários países lançam campanha contra poluição do ar
Projeto de Lei para ônibus limpos em São Paulo está muito longe 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário