Lançado em Florianópolis novo edital do serviço de bikes compartilhadas

Projeto Floribike prevê 25 estações na Ilha e no Continente. Edital foi lançado pela terceira vez pela prefeitura

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 17 de julho de 2018

Proposta é bem-vinda, diz o ciclista Fabiano Pache

Proposta é bem-vinda, diz o ciclista Fabiano Pacheco

créditos: NSC TV/ Reprodução

 

A prefeitura de Florianópolis voltou a lançar edital para instalação de um sistema de bicicletas compartilhadas. A ideia do Floribike é colocar estações com bicicletas nas avenidas Beira-Mar Norte e Beira-Mar Continental, e nos bairros Abraão, Centro e Itacorubi.

 

Este é o terceiro edital desde 2015. Os dois primeiros não tiveram interessados, mas a prefeitura diz acreditar que desta vez será diferente porque houve mudanças no edital. As principais, segundo Marcelo Roberto da Silva, secretário de Mobilidade Urbana, são em relação à permissão do uso de publicidade nas bicicletas e nos totens onde elas vão ficar.

 

"Outra vantagem é que estamos incluindo o compartilhamento de bicicletas para crianças nesses locais. Das 25 primeiras estações, 15 são para adultos e 10 são compartilhadas. E principalmente os locais que estamos colocando: são próximos a ciclovias e ciclofaixas existentes, principalmente em polos geradores de demanda, como universidades e praças públicas", disse.

 

Houve ainda redução do número de estações de 130 para 25, mas essa quantidade pode aumentar, afirmou o secretário. "Gradativamente, de acordo com a necessidade, solicitações das comunidades, o edital vai permitir esta expansão", falou Silva.

 

O valor cobrado vai depender da empresa vencedora, mas não deve ultrapassar o preço da passagem de ônibus. A expectativa da secretaria é que até o final deste ano os vencedores da licitação já tenham sido homologados.

 

Para o biólogo Fabiano Faga Pacheco, que usa bicicleta como sistema de transporte, a proposta é bem-vinda. Há 12 anos, quando colegas escolheram obter a carteira de motorista, ele escolheu a bike. O caminho é mais difícil, mas para o rapaz não tem obstáculos.

 

"Eu acho importantíssimo para estimular novas pessoas para fazer o deslocamento de bicicleta. O centro da cidade é um grande atrator de pessoas", disse Fabiano.

 

Recursos para ciclovias

Outra boa notícia para os ciclistas é que a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou na última quarta-feira (11) uma emenda que disponibiliza 20% do orçamento do fundo municipal do trânsito da cidade para o sistema cicloviário, o que na prática corresponde a R$ 5 milhões para investir em ciclovias e ciclofaixas na capital catarinense. Agora, o prefeito Gean Loureiro (MDB) tem 15 dias para sancionar ou não essa emenda.  

 

Leia também:
Prefeitura de Florianópolis lança manual de desenho das calçadas
Florianópolis lança novo edital para criar serviço de aluguel de bicicletas
Em Florianópolis, pesquisa avalia implantação de ciclovia na UFSC
Professora de Florianópolis leva projeto Bicicleta na Escola à Holanda


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário