Cidades de Israel usam criatividade para dar segurança ao pedestre

Faixas em 3D e a partir de luz LED são soluções em teste em TelAviv e Ashkelon como forma de aumentar a segurança nas vias para motoristas e pedestres

Notícias
 

Fonte: Revista Bras.il  |  Autor: Revista Bras.il/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 23 de abril de 2019

Faixa em 3D adotada na cidade de Ashkelon (Israel)

Faixa em 3D adotada na cidade de Ashkelon (Israel)

créditos: Reprodução


Duas cidades israelenses estão testando maneiras criativas de manter os pedestres em segurança, em meio a preocupações de que mensagens de WhatsApp ou conversas em smartphones durante os deslocamentos a pé estejam contribuindo para um aumento dos atropelamentos e vítimas fatais. 

 

De acordo com a associação Or Yarok (Sinal Verde, em português), voltada para pesquisas sobre direção segura em Israel, 79% das lesões de pedestres naquele país ocorrem sobre as faixas.

 

 Ao sul de Israel, a cidade de Ashkelon, por exemplo, inovou ao pintar faixas de pedestre “tridimensionais” na movimentada rua HaHistadrut. As cores e sombras sobre o pavimento formam linhas atraentes, e esta ilusão de ótica faz com que os motoristas diminuam a velocidade ao se aproximarem da faixa. As faixas em 3D foram desenvolvidas há alguns anos e se espalharam rapidamente por todos os cantos do mundo. Hoje elas são vistas tanto em países distantes como China, Índia e Islândia, como até em pequenos municípios no interior do Brasil. 

 

Faixas de luz LED

Já a cidade de Tel Aviv, a segunda maior do país, decidiu combater os “zumbis de smartphones” instalando as primeiras faixas de luz LED de Israel. Conectadas aos semáforos, as faixas de luz são instaladas nas bordas da calçada e mudam de cor, indo do vermelho ao verde. Espera-se que este reforço na iluminação mantenha as pessoas mais atentas e assim, mais seguras.

 

Leia também:
Israel quer toda frota de veículos elétrica e a gás natural até 2030
Em São Luís, o caminhar não é prioridade
Holanda inaugura faixa de pedestres luminosa
Escolas terão faixas de pedestre elevadas em Campina Grande (PB)
Índia encontra forma criativa de obrigar motoristas a diminuir a velocidade

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário