Boa Vista (RR) tem as melhores calçadas entre as capitais do Norte

É o que aponta o estudo Calçadas do Brasil 2019, do Mobilize, cujos resultados foram divulgados na semana passada, e que avaliou a caminhabilidade nas 27 capitais do país

Notícias
 

Fonte: Roraima em Foco  |  Autor: Ayslane Dantas  |  Postado em: 24 de setembro de 2019

Boa Vista: 9º lugar (nota 6,13), à frente de Curit

Boa Vista: 9º lugar (nota 6,13), à frente de Curitiba e RJ

créditos: Claudia Ferreira

Boa Vista (RR) ocupa a melhor posição entre as capitais nortistas no quesito infraestrutura e acessibilidade das calçadas e tem nota superior à média nacional, segundo pesquisa realizada pela organização Mobilize Brasil envolvendo as 27 capitais brasileiras. Com nota 6,13, enquanto a média nacional foi de 5,71, Boa Vista está à frente de 18 capitais e de todas as outras do Norte.*

 

Nos últimos anos, foram construídos 255 km de calçadas por todos os bairros da capital, como parte de um conjunto de obras de mobilidade urbana, segundo dados da Secretaria Municipal de Obras. E outros 60 km já estão licitados. Com planejamento voltado à democratização dos espaços para as pessoas, as recentes obras da atual gestão da Prefeitura de Boa Vista respeitam normas de acessibilidade, e permitem maior segurança aos pedestres, principalmente às pessoas com deficiência, gestantes, crianças e idosos.

 

Calçadas acessíveis, em Boa Vista. Foto: Claudia Ferreira

 

Calçadas do Brasil 2019

O levantamento do Mobilize Brasil foi realizado entre os meses de março e julho, e contou com uma rede de colaboradores que visitou ruas de grande circulação de pessoas a pé, como hospitais, escolas, mercados, terminais de transportes, edifícios da administração pública, praças e parques, entre outros. Em Boa Vista, a avaliação foi realizada pela estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFRR, Ohana Pereira da Silva.

 

Durante as visitas, foram atribuídas notas de zero a dez para 13 itens: regularidade do piso, largura da calçada, inclinação, existência de barreiras e obstáculos, condições de rampas de acessibilidade, faixas de pedestre, semáforos de pedestres, mapas e placas de orientação, arborização e paisagismo, mobiliário urbano, poluição atmosférica, ruído urbano e segurança.

 

Boa Vista é a cidade com melhores indicadores de Poluição Atmosférica (média 9,05) e Ruído Urbano (média 8,55), bom indicativo de saúde e qualidade de vida. Em relação às faixas de pedestre, outro item avaliado, a prefeitura reconhece que ainda falta ampliar o número de faixas pela cidade. A pesquisadora, inclusive, observou que foi realizada uma campanha educativa para o respeito às faixas de travessia: “Esta ação teve bons resultados, o que permite que os pedestres atravessem as vias com relativa segurança”, escreveu ela.

 

Segundo o estudo, os pontos avaliados foram distribuídos cuidadosamente por todas as regiões da cidade, incluindo os bairros mais periféricos, sempre no entorno de equipamentos públicos. “O resultado foi relativamente positivo, supostamente por conta de uma ação de melhoramento das calçadas, iniciada discretamente em 2018 pela prefeitura local”, concluiu a avaliadora.

 

Praças

Além do entorno de edificações, a pesquisadora examinou várias pequenas praças, que são muito utilizadas pelos moradores para exercícios e caminhadas. Praças, aliás, estão entre os melhores locais em Boa Vista, com destaque para a Praça dos Bambus (nota 9,0), no bairro São Francisco, e a Praça da Bandeira (8,30), na região central.

 

O entorno da Praça dos Bambus ficou entre os dez melhores espaços avaliados no país. Todo esse investimento da administração é reconhecido por quem frequenta o local. O servidor público Ramon Queiroz, de 31 anos, que estava passeando com a filha, diz que sente orgulho de morar em uma cidade bem cuidada. “Não só essa, mas tenho notado nas outras praças também a questão da acessibilidade, a manutenção também. Dá pra ver também as rampas de acessibilidade, o piso tátil também, as praças estão com nota dez”, elogiou.

 

Investimento em calçadas é reconhecido pela população. Foto: Claudia Ferreira

 

Entenda quando o município é responsável pelas calçadas

De acordo com a Lei nº 023, de 10 de outubro de 1974, que dispõe sobre o Código de Edificações e Instalações do Município de Boa Vista, é obrigação da Municipalidade a construção e manutenção de calçadas em ambientes públicos, como praça e prédios públicos. Já em prédios particulares a responsabilidade é do proprietário, cabendo ao Município apenas a fiscalização em decorrência do poder de polícia existente na Administração Pública.

 

*Nota do Mobilize: Vale lembrar que, pelos critérios da pesquisa do Mobilize, a nota mínima para uma caminhabilidade confortável e segura ficou em 8, considerando a média de todos os itens avaliados e dentro de uma escala de zero a dez. Dentro desse critério, a nota de Boa Vista (6,13) é regular. Mas está acima da média nacional, que não passou de 5,71, nota considerada baixa. Clique aqui para ver o Relatório com todos os resultados da pesquisa. 

 

Leia também:
Calçadas do Brasil 2019: Hoje (19), transmissão a vivo
Macapá: ruas largas e calçadas inacessíveis
Manaus: calçadas bem sinalizadas e boas para caminhar são raríssimas
Muito mal cuidadas e fora da norma: as precárias calçadas de Belém
Em São Luís, o caminhar não é prioridade


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário