Ciclovia da Marginal Pinheiros, em São Paulo, é privatizada

Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) firmou parceria com empresa privada para a gestão dos 21,5 km da ciclovia do rio Pinheiros, na zona sul da capital

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Portal do Governo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de março de 2020

Ciclovia do Rio Pinheiros será gerida por empresa

Ciclovia do Rio Pinheiros será gerida por empresa privada

créditos: Reprodução

A ciclovia do rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo, será administrada pela iniciativa privada. A CPTM (Companhia Paulista de Transporte Metropolitano), sob a gestão João Doria (PSDB), confirmou a parceria com a Farah Service, empresa que ficará responsável pela gestão administrativa e financeira do equipamento.  

 

Inaugurada em 2010, a ciclovia (ou ciclofaixa, na denominação do governo paulista) estende-se ao longo da Marginal Pinheiros, seguindo em paralelo aos trilhos da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Desde sua inauguração, a via já recebeu cerca de 4,9 milhões de ciclistas, informa a companhia.

 

A empresa especializada em revitalização de áreas urbanas Farah Service administrará a ciclovia durante 36 meses, sendo que o contrato pode ser renovado para até 60 meses.

 

Em nota, a CPTM explica que a gestão compartilhada não envolve contrapartida financeira, e que, com a medida, a estatal deve "economizar R$ 5,4 milhões". Por seu lado, a gestora estará autorizada a utilizar os espaços da ciclovia para visibilidade institucional. 

 

A Farah ficará responsável pela manutenção, sinalização, limpeza e jardinagem da ciclovia. Além disso, cuidará dos serviços de fornecimento de água, saneamento, energia elétrica e se compromete a instalar 40 postes no local. A nova gestora deverá também instalar câmeras ao longo da via para melhorar a segurança dos ciclistas, segundo a CPTM.  

 

A ciclovia do rio Pinheiros funciona diariamente das 5h30 às 18h30, inclusive fins de semana e feriados. Seu trajeto acompanha a faixa da Linha 9-Esmeralda da CPTM, localizada entre a avenida Miguel Yunes - próximo à estação Jurubatuba, na zona sul - e a estação Villa-Lobos (zona oeste).

 

Após as chuvas que atingiram São Paulo no último dia 10 de fevereiro, um trecho da ciclovia, entre as estações Vila Olímpia e Villa-Lobos, ficou interditado, mas, segundo a CPTM, a área já foi liberada. 

 

Leia também:
São Paulo: estação da Linha 9 será bancada por empresa privada
Ciclovias estão nos planos em estradas de São Paulo
Ciclovias e calçadas são obrigatórias em rodovias "urbanas"
Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, ganha ciclopassarela
Nova ponte sobre o rio Pinheiros, em SP, não tem acesso a ciclistas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário