O desafio da mobilidade em tempos de Covid-19

Na edição de hoje, Ricky Ribeiro discute os novos problemas de mobilidade deflagrados com a crise do novo corona vírus

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de março de 2020

Funcionário do metrô de Nova York prepara trem par

Funcionário do metrô de Nova York prepara trem para operação

créditos: Marc A. Hermann / MTA New York City Transit, Flick

A chegada da pandemia ao Brasil exige novas estratégias para circular pelas cidades. Pessoas e empresas, especialmente as companhias de transportes, têm que mudar suas rotinas por algumas semanas... Leia ou ouça o Boletim Mobilize #113:

Olá. Depois da China e da Europa, o Novo Corona Vírus chegou com força ao Brasil. Os especialistas avaliam que nas próximas semanas a epidemia se espalhará rapidamente pelo país, caso alguns cuidados básicos não sejam adotados por todos. O transporte público pode ser um veículo de transmissão do vírus e por isso é importante a higiene permanente, antes e depois de circular em ônibus, trens e mesmo em carros compartilhados.


Mais ainda: em entrevista ao Mobilize, o virologista Paolo Zanotto recomendou que as empresas de transportes redobrem os cuidados de limpeza e desinfecção de seus ônibus, trens, escadas, elevadores e barcas. "O ideal, seguindo o que foi feito na China, é que os veículos sejam desinfetados cuidadosamente a cada viagem", explicou o especialista da Universidade de São Paulo. Zanotto também recomendou que as janelas dos ônibus e trens possam ser abertas, como forma de facilitar a troca de ar, medida complexa, que exigiria a troca de boa parte dos trens dos metrôs de algumas cidades brasileiras. 

Apesar da programada redução de atividades nas próximas semanas, há o risco de que as pessoas optem pelo automóvel, em todas as suas variáveis - carro próprio, táxi ou veículo de aplicativo. Nesse caso, além da ameaça do vírus, teríamos o agravante da piora do ar respirado nas cidades, o que pode dificultar mais ainda a vida de quem eventualmente contraia a doença.

Uma boa alternativa para evitar o contágio é trabalhar em casa, via internet, e aproveitar todos os recursos de comunicação oferecidos pelos computadores e telefones celulares. Reuniões, por exemplo, podem ser feitas pelas redes, evitando-se viagens e contatos pessoais. Eu, por exemplo, trabalho somente em casa, aqui de meu leito-escritório e consigo interagir tanto com o pessoal de meu trabalho como com a equipe do Mobilize. Mas, se sua atividade exige mesmo a presença física, fale com seu chefe e procure evitar os horários de maior movimento, quando o transporte está muito lotado.


Outra alternativa é caminhar ou usar a velha e boa bicicleta, que circula em espaço aberto, sem contato direto com as pessoas, não emite poluentes e nem provoca congestionamentos. E aqui temos uma novidade: a operadora de bicicletas compartilhadas Tembici está realizando uma operação de desinfecção de suas bikes, justamente para evitar contaminações. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize. Saiba mais em www.mobilize.org.br.

 

Ouça no youtube:


Leia também:

Em Porto Alegre, ônibus vão circular com as janelas abertas
Trens e ônibus devem ser desinfetados a cada viagem, sugerem especialistas
Teletrabalho: adoção, práticas seguras e impacto na mobilidade
Estudo de Estratégias de Gestão de Mobilidade via Teletrabalho


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário